Sicredi promove palestra que inspira e motiva o desenvolvimento dos municípios

Case de Extrema/MG, que se tornou a primeira economia do Sul mineiro, foi apresentado na Expofred a autoridades e lideranças do RS e de SC

Com o intuito de sempre contribuir com o desenvolvimento das pessoas e das regiões onde está presente, uma das iniciativas da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG na Expofred 2022, foi promover a palestra “Desenvolvimento Econômico em Ecossistema – Case do Município de Extrema/MG”. O momento, ministrado pelo ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Extrema e atual diretor de atrações de investimentos na Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais (Invest Minas), Adriano Carvalho, contou com a participação de mais de 300 lideranças e autoridades de municípios do Norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina.

Durante a programação também foi lançado o Portal do Aceleração Regional, disponível de forma gratuita para acesso aos dados levantados pelo programa, que objetiva o fomento de dinâmicas de cooperação, empreendedorismo e inovação nos municípios. O Aceleração Regional é uma parceria entre a Cooperativa e a Universidade Federal de Santa Maria, campus de Palmeira das Missões, que levantou amplo e detalhado estudo para estimular e subsidiar discussões relativas a desafios, oportunidades e potencialidades dos municípios envolvidos e está disponível no site www.aceleracaoregional.com.br.   

De acordo com a presidente Angelita Marisa Cadoná, a palestra foi mais um incentivo para que as lideranças pudessem refletir sobre os desafios e aproveitar as oportunidades protagonismo no desenvolvimento local e regional.

– O Adriano é nosso associado em Minas Gerais e tem larga experiência nesta área. Inclusive, Extrema tem cerca de 45 mil habitantes e possui mais de 60 mil carteiras assinadas do que o número da população local. Além disso, é o primeiro no PIB do Sul mineiro e o segundo PIB per capita de Minas Gerais – Estado com 853 municípios. Isso é mais uma prova de como é possível alcançar o progresso, mesmo em municípios de pequeno porte. Nesse sentido, pensamos em proporcionar este compartilhamento de ideias, para que as iniciativas que deram certo lá, pudessem ser promovidas também aqui. Pelos feedbacks que ouvimos, a palestra superou as expectativas e muitas das sugestões mencionadas pelo palestrante, serão implementadas, o que com certeza ajudará a desenvolver as regiões – acredita a presidente.

A palestra

Durante sua fala, Adriano mostrou, através das iniciativas de Extrema, como é possível buscar o desenvolvimento econômico. “Muitas vezes, os pequenos municípios pensam que estão fadados a serem daquela forma, com poucas oportunidades, com poucos empregos. Mas o que vivemos em Extrema é ao contrário. Em um período de 30 anos, o município saiu de oito para em torno de 45 mil habitantes, se tornou a primeira economia do Sul do Estado e nos últimos 20 anos é o maior gerador de empregos do Sul de Minas Gerais. Isso gera oportunidades, renda, arrecadação e cria todo um ambiente aos empreendedores. Então, compartilhamos experiências e mostramos que é possível replicar, se não todas as iniciativas, pelo menos parte delas, adaptadas a cada município e suas realidades”, relatou o palestrante.

Sobre as dificuldades de alcançar este patamar, Adriano acredita que a parte mais desafiadora foi a sensibilização dos habitantes. “A mudança da cultura da população foi muito difícil, pois as pessoas, em sua maioria, acreditam que só no município vizinho podem dar certo as boas iniciativas. Porém, este é um processo diário de renovar a energia dos empreendedores. Neste quesito, entra o importante papel das entidades, ACIs e CDLs, cooperativas, que têm o poder de juntar informações, pois são as grandes concentradoras de ideias e conseguem motivar os empresários”, alega.

Com relação a como os municípios representados na palestra podem também se desenvolver economicamente, Adriano afirma que o primeiro passo o Sicredi já deu. “Ter todos os dados e análises do Aceleração Regional, que demonstram as fortalezas e limitações de cada cidade, é um verdadeiro presente da Cooperativa. Com as informações disponíveis, cada município precisa colocar em prática um plano de ação e buscar se fortalecer e se desenvolver”, orienta.

Outra forma de ajudar nesse processo é o envolvimento da iniciativa privada na vida pública. “Empreendedores precisam se dar conta que eles também devem ajudar as prefeituras com ações já que eles têm boas ideias e, com certeza, ajudarão que estes avanços aconteçam. Não tem como fazer um trabalho dissociado, pois quem vai fazer o desenvolvimento econômico é a iniciativa privada, mas o poder público vai na frente, “preparando a casa”, precisa desburocratizar, tonar a vida mais simples, mas fácil, mais ágil para o empreendedor, fazendo o verdadeiro ecossistema”, relata Adriano.

Participante

Um dos prefeitos presentes na palestra é o de Caibi/SC, Eder Picolli, que elogiou a iniciativa da Cooperativa. “Só temos a agradecer e reconhecer esta possibilidade que o Sicredi nos deu. Foi um momento muito importante para nós gestores, pois as orientações e caminhos que o palestrante nos mostrou foram fundamentais para aplicarmos também nas prefeituras. Essas novas ideias nos abrirão um leque de oportunidades para implementarmos nos nossos municípios. O que já vamos colocar em prática é separar a política da parte administrativa, da parte técnica e de gestão, para desenvolvermos mais a nossa cidade”, ressalta Picolli.

Da mesma forma o prefeito de Iraí/RS, Antonio Vilson Bernardi, assegura que o momento foi ímpar. “O Adriano foi fantástico nas colocações e nos mostrou caminhos de como conseguir resultados positivos, iniciando com planejamento e organização, adaptando a nossa realidade. Foram informações preciosas que podemos desenvolver nos municípios e transformar realidades. Seguindo as dicas, já adianto que vamos focar em mais planejamento. Vamos traçar o que queremos e seguir até alcançarmos estes objetivos, focando em boas ações”, frisa Bernardi.

Veja também

Publicado ontem - 22/04/2024

Sicredi gera R$ 23,5 bilhões em benefícios econômicos para seus associados em …

Publicado há 15 dias, em 08/04/2024

Sicredi contará com mais de 240 pontos de atendimento em SC em …

Publicado ontem - 23/04/2024

Rodeio Bonito/RS: Espaço é revitalizado espaço por meio do Fundo Desenvolvimento Regional