Sicredi: Sete municípios fundarão Cooperativas Escolares

Sensibilização dos gestores das instituições de ensino que serão incluídas no programa aconteceu na terça-feira, 18

As Cooperativas Escolares são um laboratório de aprendizagem, que atuam dentro das escolas, tendo o aluno como protagonista. Na região de abrangência da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, dois municípios já desenvolvem o programa – Planalto e Erval Seco -, totalizando cinco cooperativas. A partir deste ano, outros sete contarão com as Cooperativas Escolares – Saudades, São Carlos, Palmitos e Maravilha, em Santa Catarina, e Vicente Dutra, Rodeio Bonito e Iraí, no Rio Grande do Sul. Para sensibilizar os gestores destas instituições sobre a instalação, aconteceu um encontro em Frederico Westphalen/RS, na terça-feira, 18.

Durante a programação, foi esclarecido que o objetivo do programa é fomentar quatro pontos principais – o empreendedorismo social, a formação de lideranças, a educação financeira e a inclusão social. Além disso, as Cooperativas Escolares estimulam os quatro pilares da educação da Unesco para o século XXI – aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Para isso, de acordo com o assessor pedagógico das Cooperativas Escolares, Everaldo Marini, é necessária a sensibilização para mostrar aos professores, aos diretores, ao setor pedagógico das escolas, aos secretários de Educação, o que são as Cooperativas Escolares, como elas vão funcionar nas escolas, qual o papel pedagógico e como interagem com as disciplinas escolares.

– Procuramos mostrar neste processo de estudo, como existe de fato estas relações com a Cooperativa Escolar, e como é possível, através dela, orientar a criança e o adolescente a pensar o objeto de aprendizagem. Nesta construção, vão aprender a tomar decisões, escrever uma ata, calcular os custos do seu objeto de aprendizagem, vender e distribuir resultados. A Cooperativa Escolar funciona como um laboratório de aprendizagem e como uma escola de aplicação – finaliza.

Encerrada a etapa de construção com os gestores, neste momento as escolas irão se movimentar para a sensibilização da comunidade escolar – professores, pais, alunos -, para que todos entendam a proposta e os objetivos com a Cooperativa.

Veja também

Publicado há 4 meses, em 15/12/2023

Fundada a primeira Cooperativa Escolar do Sistema Sicredi em Minas Gerais

Publicado há 4 meses, em 04/12/2023

Encontro gera intercooperação entre Cooperativas Escolares

Publicado hoje - 25/04/2024

Pouso Alegre/MG: Mais de 2,5 mil pessoas são beneficiadas pelo Fundo de …