Sicredi realiza sonho de casa própria para famílias rurais

Mais de 370 famílias já foram beneficiadas pelo Pronaf Moradia na Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

A Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, instituição financeira cooperativa, reconhecida pelo BNDES como agente financeiro com o maior volume de operações de investimento contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), tem impulsionado as diferentes cadeias produtivas desenvolvidas pelos seus associados ao longo dos 40 anos de sua história. Para isso, a Cooperativa também incentiva a busca por melhorias na qualidade de vida do associado e na Safra 2019/2020, o governo federal lançou a linha Pronaf Mais Alimentos Moradia, visando beneficiar os produtores na construção e reforma de residências rurais.

Para concretizar o objetivo de ter a casa própria e ofertar uma qualidade de vida melhor aos associados, muitos recorrem a este tipo de financiamento. Trata-se de uma linha com prazo de pagamento de até 10 anos, taxa de 3% a 4,5% ao ano e o limite de valor financiado de até R$ 60 mil. Desde então, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG já beneficiou mais de 370 famílias, totalizando R$ 16,1 milhões de recursos liberados. Entre as beneficiadas está a família Rhoden, de Cunhataí/SC, que conquistou o tão sonhado imóvel, através do Pronaf Moradia, disponibilizado pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG.

A associada Sônia Rohden conta que, apesar de ter esse antigo sonho, buscou mais informações ao ouvir sobre o programa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais pelo rádio. “No primeiro dia que escutei, me interessei muito. Fui atrás do Sindicato, para saber como eram esses projetos e me explicaram que era através do Sicredi. Conversei com o meu marido e disse que era o meu sonho. Meu marido se empenhou muito nessa casa, ele fazia planos e sonhos sobre como íamos fazer essa casa”, explicou Sônia. A associada era casada com Marino Rohden que, infelizmente, faleceu em maio deste ano. Ela ainda relata que, apesar de não ter visto a casa pronta, o esposo deixou a sua marca.

– Meu marido fez os acabamentos e trabalhou bastante, mas infelizmente ele não conseguiu ver a casa pronta. Em julho, passamos a morar na casa nova e, apesar do vazio grande, a vida segue e vou viver junto com um dos meus filhos. Foi um sonho que eu realizei através do Sicredi e do Sindicato. Estou muito orgulhosa e feliz pela ajuda que recebi – frisou.

A colaboradora de São Carlos/SC, Tais Wendt Lamb, ressaltou que realizar sonhos é um dos objetivos da Cooperativa.

– A Cooperativa opera com todas as linhas de crédito e, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf), a família Rhoden realizou o sonho de uma nova moradia. Através da parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a família conquistou esse sonho. O Pronaf tem o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, a partir do financiamento de atividade e serviços agropecuários e não agropecuários, proporcionando o bem-estar social e qualidade de vida – disse.

Veja também

Publicado em 29/09/2021 às 15:08

Sicredi e o protagonismo no agronegócio do RS

Publicado em 29/09/2021 às 08:48

“Prosa com o Agro”: Especialistas avaliam o impacto da Cigarrinha do Milho

Publicado ontem às 15:45

Tributação é tema de curso para profissionais da saúde em Minas Gerais