Sicredi firma parceria para viabilizar capacitação em homeopatia

Cooperativas e a Associação de Citricultores de Liberato Salzano/RS proporcionam o curso que incentiva a medicina alternativa

O apoio ao desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua, está na essência do Sicredi. E ele acontece por meio de diversos projetos e ações, como a parceria firmada no último mês, entre a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, juntamente com a Associação de Citricultores de Liberato Salzano/RS. Por meio do convênio, foi possível viabilizar uma capacitação em homeopatia, para produtores e técnicos da Emater/Ascar da região.

A homeopatia é uma prática integrativa e alternativa de saúde, de baixo custo, que utiliza mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde, e pode ser aplicada tanto à saúde humana, quanto animal e vegetal, ou ainda na recuperação de solo, água e plantas, melhorando a produtividade e qualidade do microssistema em que é implantada.

Parceria que gera desenvolvimento

A formação, de 430 horas-aula, é ministrada pela Escola Biocentrus de Erechim/RS e certificada pela Universidade Federal de Viçosa, de Minas Gerais. A expectativa é de que a técnica seja amplamente difundida e aplicada em diversas culturas, sobretudo, nos pomares de citrus da região, incentivando a produção orgânica e contribuindo com o desenvolvimento de um projeto de extração de óleos essenciais.

– É uma iniciativa importante, inclusive, para fomentar a permanência do produtor rural no campo, pois a aplicação da técnica da homeopatia possibilita maior produtividade e eficiência na utilização dos recursos, agrega valor e, consequentemente, resulta em uma renda maior e qualidade de vida”, destaca o presidente da Associação de Citricultores, Volmir Pedro Farrini.

Da mesma forma, o assessor de Desenvolvimento e Cooperativismo da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Rodrigo Stafanello, ressalta a independência financeira e de produção que o agricultor terá com a formação. “O curso terá duração de 18 meses e visa o aumento da produção, a diminuição dos custos do processo, a equilibração do solo e, posteriormente, a oferta de produto de maior qualidade. Apoiamos a iniciativa, pois são vários os benefícios que a homeopatia proporciona às pessoas e, também, porque entendemos que a parceria firmada gera bons resultados às regiões envolvidas”, frisa.

Conforme o presidente da Sicredi Região da Produção, Saul João Rovadoscki, o projeto beneficia não somente o município de Liberato Salzano – conhecido como um dos maiores produtores de citrus do Estado –, mas toda a região. “Esse momento vem para consolidar, de fato, a importância do trabalho em parceria e para mostrar o quanto a sociedade pode ser beneficiada com isso, por meio da força do trabalho cooperativo. É um projeto a longo prazo, que vai ter muito impacto e trazer diversos benefícios à região, no que diz respeito tanto ao desenvolvimento social quanto econômico, que é o que tanto prezamos. Não tenho dúvidas de que colheremos muitos frutos dessa parceria e de novas parcerias que virão”, finalizou.

Convênios ativos na Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

Além deste convênio com a Associação de Citricultores de Liberato Salzano, a Cooperativa está com outras nove parcerias ativas, que visam apoiar entidades locais ou regionais no desenvolvimento de suas atividades, com foco, no empreendedorismo e ações de impacto social.

Veja também

Publicado há 3 meses, em 15/01/2024

Programa Capacitar oportuniza formação a mais de 10,5 mil associados em 2023

Publicado há 5 meses, em 25/10/2023

Seminário apresenta cases de sucesso na pecuária de leite

Publicado ontem - 19/04/2024

Sicredi valoriza projetos que atendem mais de 1,1 mil pessoas em Palmitinho/RS