Sicredi apoia a criação de uma cooperativa de transportes em Extrema/MG

Motoristas de aplicativos se juntam para melhor atender a população e unir a classe

Com o objetivo de criar sua própria instituição, um grupo de 24 pessoas, motoristas de aplicativo de Extrema/MG entrou em contato com o Sicredi para compartilhar e apoiar na criação da Cooperativa de Motoristas Autônomos do Sul de Minas Gerais (Coopmobi). A ideia era receber orientações para saber qual o caminho que precisava ser percorrido até a fundação. Desde abril, uma equipe do Sicredi, incluindo o gerente regional de desenvolvimento, Vitor Fernando Debortoli, vem apoiando e dando suporte aos integrantes, que querem com isso reduzir o valor das taxas cobradas pelos proprietários dos aplicativos que eles estão credenciados atualmente e melhorar o atendimento aos clientes.

Conforme o gerente da agência Sicredi em Extrema/MG, Edmar Luiz de Alencar, além do suporte na documentação, a equipe também está ensinando sobre cooperativismo, como funciona, os princípios e a essência. “Ainda estamos oferecendo capacitações sobre atendimento e educação financeira, porque acreditamos que a Coopmobi dará certo e vamos continuar ajudando-os no que precisarem”, frisa Alencar.

Para dar mais um passo rumo a formalização, no dia 28 de outubro, integrantes da cooperativa em formação foram até a agência do Sicredi, receberam mais orientações sobre cooperativismo e fecharam mais uma parceria para a realização de novos cursos, agora com o apoio do Sebrae. “Ficamos felizes por termos dado o pontapé inicial, cumprindo nosso propósito que é fomentar a formação de novas cooperativas e disseminar esta essência do cooperativismo. Também formamos novos modelos coorporativos e fortalecemos nossa presença, bem como nossos princípios”, disse o gerente.

O presidente da Coopmobi, Eriton Clementino Alves, reforça que os motoristas resolveram fundar sua cooperativa para reduzir este valor das taxas e ainda proporcionar mais qualidade no serviço prestado à comunidade. “Para isso, recebemos o total apoio do Sicredi. A equipe nos deu orientações sobre como deveríamos proceder, nos mostrou o caminho para podermos organizar a nossa classe. Além disso, continua nos apoiando com cursos, o que está nos fortalecendo cada vez mais e somos gratos por isso”, assegura Alves.

Ainda faltam algumas documentações para a oficialização da cooperativa, que deverão estar disponíveis em breve. A plataforma, que se chama Uaileva, começará a ser testada na cidade no dia 8 de novembro.

Veja também

Publicado ontem - 27/03/2024

Sicredi contará com mais de 250 pontos de atendimento em MG em …

Publicado há 16 dias, em 13/03/2024

Sicredi mantém liderança na preferência e na lembrança dos gaúchos

Publicado segunda-feira - 25/03/2024

Seberi/RS: Mais de 32,6 mil pessoas são beneficiadas com projetos apoiados pelo …