Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG realiza live com Roberto Rodrigues sobre os Cenários do Agronegócio

Ex-ministro compartilhou conhecimentos e com sua sabedoria de vida, promoveu reflexões sobre o agronegócio brasileiro e seu papel na soberania alimentar do mundo

Com origem na agricultura familiar, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG mantém-se sempre ao lado do produtor rural, disponibilizando vários programas e linhas de crédito para apoiar as diferentes necessidades de custeio, investimento e comercialização aos associados, sendo pequenos, médios ou grande produtores. Sempre atenta aos avanços neste setor, e como forma de informar ao público sobre as perspectivas e tendências, a Cooperativa promoveu, na quinta-feira, 17, a live “Cenários do Agronegócio 2021/2022”, com a participação do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. O momento, que foi conduzido pelo diretor-executivo, Márcio Girardi, e transmitido pelo Facebook e YouTube da instituição, foi alusivo à comemoração dos 40 anos da Cooperativa e marcou o lançamento institucional do Plano Safra 2021/2022.

Com grande experiência técnica, acadêmica, cooperativa, política e de mercado, já tendo conhecido a realidade agrícola de 79 países, o engenheiro-agrônomo apresentou dados da representatividade do agronegócio brasileiro no país e no mundo, justificando que a segurança alimentar e a sustentabilidade são a paz que as pessoas precisam, e os dois passam pelo agronegócio. “O Brasil é o celeiro do mundo, somos um país com grande área, e o espaço agriculturável ainda é pequeno, o que nos permite crescer. Além disso, temos os campos e um dos agronegócios mais evoluídos do mundo, porque o clima é propício. Desta forma, entendo que temos que aproveitar o nosso potencial e acredito que, com planejamento e investimento, conseguiremos ser campeões mundiais em segurança alimentar”, frisa.

Sendo referência também no cooperativismo, Rodrigues assegura que esta doutrina é a mais importante do mundo. “Mais de 150 países têm cooperativas, envolvendo mais de um bilhão de cooperados, gerando 250 milhões de empregos, em três milhões de cooperativas. Por isso, avalio que o cooperativismo só tende a crescer e esse crescimento será alcançado se for praticado de uma forma séria, trazendo o bem comum, promovendo o desenvolvimento das pessoas, da economia e o equilíbrio social. Vejo a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG assim, imbuída deste propósito e, com certeza, esta forma de agir fará com que ela evolua cada vez mais, como já está acontecendo”, acredita.

Plano Safra 2021/2022

Para fomentar o desenvolvimento regional e incentivar investimentos produtivos que agreguem renda e qualidade de vida aos seus associados, a Cooperativa disponibiliza os novos recursos para seguir atendendo os milhares de associados do agronegócio em seus estados de atuação. Reconhecendo a sua essência, a instituição valoriza a agricultura familiar, pois 87% dos contratos de crédito rural são para esta finalidade, totalizando quase 70% dos recursos ofertados. No Plano Safra 2020/2021 foram mais de nove mil contratos efetivados à agricultura familiar somando R$ 511 milhões (até 31/05), alcançando mais de 140% de crescimento nos últimos cinco anos em crédito rural liberados, desenvolvendo cadeias produtivas dos mais de 15 mil associados que representam o agronegócio.

Nos próximos dias, será realizado outro momento digital, para levar as orientações técnicas, informações oficiais – que serão repassadas em breve pelo governo federal – e a forma de atuação que o Sicredi vai adotar na próxima safra. Interessados já podem ir até as agências ou contatar através do WhatsApp Oficial do Sicredi (51) 3358-4770.

Veja também

Publicado há 2 anos, em 21/12/2021

Saudades/SC reinaugura ampla e moderna agência Sicredi

Publicado há 2 anos, em 07/12/2021

Cooperativa valoriza os sócios-fundadores e eterniza sua história

Publicado ontem - 27/03/2024

Sicredi contará com mais de 250 pontos de atendimento em MG em …