Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG proporciona palestra com Bráulio Bessa

Poeta conhecido nacionalmente contou sua história, as dificuldades e falou sobre a “A poesia que transforma”

A importância de sonhar, não desistir e aproveitar as oportunidades foram o centro da palestra digital “A poesia que transforma”, ministrada por Bráulio Bessa, criador do projeto Nação Nordestina e integrante semanal do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo. O momento foi promovido pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, contando com a participação de mais de mil pessoas simultaneamente, entre educadores, equipes de todas as áreas escolares, convidados, associados e colaboradores da Cooperativa. O poeta, considerado o embaixador do Nordeste, que também é cordelista, declamador e palestrante, participou do lançamento da terceira etapa do projeto Abelhas Fora da Caixa, que integra o Programa A União Faz a Vida.

Bessa contou parte de sua vida e como conseguiu ser conhecido nacionalmente pela sua poesia. Estudante de escola pública, descobriu aos 14 anos, através de trabalho solicitado por um professor de literatura, que queria ser poeta. “Através do livro que li, fiquei encantado com a força das palavras, mesmo o autor tendo usado uma linguagem bem simples. Minha intenção era escrever poesias, lançar um livro e que as minhas escritas pudessem ajudar na mudança da vida das pessoas”, conta.

 “No meu entendimento, eu precisava falar com profundidade, mas de maneira simples e era isso que fazia. Passei três anos escrevendo e postando na internet, com a esperança que alguém pudesse gostar da minha poesia. Para minha surpresa, 2014 fui convidado para participar do Encontro com Fátima Bernardes. O diretor do programa me acompanhava e gostou na minha arte. Era a oportunidade de ganhar notoriedade e, talvez, lançar o meu livro. Declamei uma poesia e fui aplaudido de pé. Com isso, fui convidado a ir todas as semanas, falar em forma de poesia do assunto que o programa estava tratando. Já declamei sobre mais de 100 temas diferentes na TV. Entendo que esta é uma forma de entregar um pedaço de mim, da minha arte, do que gosto às pessoas”, resume o autor.

O conteúdo produzido pelo poeta é o mais visto e compartilhado da TV brasileira. Ele também conseguiu alcançar seu sonho e já lançou três livros, obras que estão há 150 semanas entre as mais vendidas no país. “Para mim, isso prova que o povo do Brasil gosta e se interessa por poesia, que é uma valorização da nossa cultura. Isso me deixa muito feliz, porque entendo que a transformação do mundo passa pela educação e a leitura e a poesia, fazem parte deste processo”, frisa Bressa, que encerrou a sua participação com um poema, falando sobre vida, a importância de acreditar, lutar, fazer o bem, não desistir, não desanimar e seguir em frente, mesmo quando os sonhos parecem estar muito distantes de serem concretizados.

Abelhas Fora da Caixa

O projeto, em função da pandemia, inovou a forma de atuação do programa e iniciou capacitações desde julho deste ano. Na sua primeira etapa, foram realizadas formações virtuais com mais de 1,2 mil participantes. Já na segunda etapa, a Cooperativa buscou entender o que cada escola estava precisando, por meio da identificação de realidades e possibilitou módulos para vários públicos internos.

- Pela relevância de mais este projeto para a Cooperativa, contribuindo para a educação dos municípios, achamos importante trazer um profissional de renome que pudesse marcar o início da terceira etapa do Abelhas Fora da Caixa. A condução do Bessa foi maravilhosa e trouxe um conteúdo relevante e diferenciado ao expressivo público que acompanhou a palestra digital – afirma o diretor executivo da Cooperativa, Márcio Girardi, que conduziu a abertura e encerramento deste importante momento.

Veja também

Publicado há 4 meses, em 01/12/2023

Mostras Pedagógicas encerram as atividades do A União Faz a Vida em …

Publicado há 6 meses, em 13/10/2023

Sicredi Conexão oportuniza formação sobre o programa A União Faz a Vida

Publicado ontem - 22/04/2024

Cooperativa incentiva o esporte apoiando Copa Sesc Amzop/Sicredi