Quinze famílias de Seberi/RS concluem o Propriedade Sustentável

Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e Sebrae-RS desenvolvem a capacitação com o intuito de fomentar o empreendedorismo sustentável e a evolução da propriedade

Com o objetivo de proporcionar melhores resultados financeiros e mais qualidade de vida aos participantes, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG realiza o Propriedade Sustentável, e em Seberi/RS, 15 famílias concluíram o programa na última semana.

As capacitações ocorreram desde maio deste ano e o evento de formatura foi realizado no CTG Querência da Serra. O programa, aplicado em parceria com o Sebrae-RS, foi baseado em consultorias nas propriedades, através do D-Olho na Qualidade Total Rural, conforme explica analista do Sebrae, Tatiana Candaten.

– Por meio do programa, que atua nas competências para que as pessoas conheçam, pratiquem e implementem as orientações nas propriedades, foram trabalhadas a organização, o descarte do que não é mais necessário, a limpeza, a manutenção da ordem e a higiene. Entendemos que quando há um ambiente organizado, fica mais fácil o trabalho, sobra mais tempo para as famílias planejarem outros negócios no meio rural e mais tempo também para lazer – ressalta a analista.

Sobre a parceria do Sebrae-RS com a Cooperativa, Tatiana garante que vem proporcionando bons resultados. “Ficamos felizes pela evolução que alcançamos juntos. Para isso, a parceria se fortalece a cada ano, possibilitando que possamos entregar mais gestão, organização e qualidade, tornando as propriedades mais sustentáveis e competitivas”, frisa.

Da mesma forma, o Diretor Executivo da Cooperativa, Márcio Girardi, assegura que há nove anos o Propriedade Sustentável tem possibilitado às famílias associadas da área do agronegócio, conhecimentos, informações e qualificação. “É através do quinto princípio do cooperativismo que praticamos a formação constante, levando o que tem de mais atual e necessário às propriedades rurais. Nesse sentido, inclusive, em 2016, o programa foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas, como uma Boa Prática de Desenvolvimento Sustentável e este reconhecimento vem impulsionando a evolução continuada”, esclarece o diretor.

Com relação ao grupo de Seberi/RS, Girardi frisa que o avanço da turma foi notório. “Com os bons resultados alcançados, temos a certeza que fica também o despertar para o aperfeiçoamento permanente. “Investir na educação dos associados é uma das certezas que a Cooperativa tem que ela está contribuindo para o impacto positivo, para melhorar a qualidade de vida e entregar uma instituição mais completa aos associados”, ressalta.

Uma das participantes da turma é Ana Paula Marion Hageman, moradora da Linha Queiroz 2, que elogia a iniciativa. “Foi um prazer participar deste programa pelo grande aprendizado que tivemos, através dos instrutores que nos ensinaram com bastante competência. O Sicredi faz muito bem isso, nos possibilitando crescer como pessoas e desenvolver nossas propriedades. Esta preocupação da Cooperativa é significativa, pois nos faz ter uma vida melhor. Por isso, só temos que agradecer esta oportunidade e asseguro que é muito bom fazer parte da família Sicredi”, finaliza Ana Paula.

Veja também

Publicado há 2 meses, em 23/02/2024

Famílias de Palmitinho/RS são beneficiadas com o Propriedade Sustentável

Publicado há 7 meses, em 15/09/2023

Vinte famílias gaúchas concluem o Propriedade Sustentável

Publicado hoje - 25/04/2024

Professores do programa A União Faz a Vida participam de formação