“Prosa com o Agro”: Especialistas avaliam o impacto da Cigarrinha do Milho

Momento virtual promovido pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, trouxe os principais métodos para minimizar os impactos ao produtor

Com o propósito de promover o desenvolvimento dos associados, parceiros e público interessado no agronegócio, a Sicredi Alto Uruguai RS/RS/SC, promoveu a segunda edição do “Prosa com o Agro”, desta vez com um tema que gerou grandes preocupações nos produtores de milho do norte gaúcho e oeste catarinense, a cigarrinha do milho.

O encontro, transmitido pelas plataformas digitais da Cooperativa, contou com a mediação do assessor de negócios agro, Neimar da Rosa, e dos especialistas: José de Alencar, professor, consultor e sócio-diretor da Fito Agrícola; Juliano Berghetti, coordenador de pesquisa da Cotrisal; e Carlos Ramiro Joaquim, engenheiro agrônomo da Cotrifred.

Durante o bate-papo, diversas questões foram debatidas – inclusive, com a participação de associados nos comentários da transmissão –, acerca das principais causas de proliferação da cigarrinha do milho e, principalmente, como controlá-la, para que os resultados da produção não sejam tão impactados.

 – Há fatores ambientais envolvidos. Citamos as diferenças ambientais de uma safra para outra e isso é um fato muito importante, porque as temperaturas amenas não apenas interferem diretamente no inseto, mas vão interferir também na própria bactéria. Então com essas temperaturas mais amenas que nós estamos vivendo agora facilitou tanto que o inseto, que gosta de temperaturas mais altas, quanto para esses patógenos, esses organismos que causam danos às plantas – esclareceu Alencar.

Quer saber mais?

CLIQUE AQUI e baixe o guia rápido com as técnicas de controle e manejo desta praga, e diminua os impactos da cigarrinha do milho na sua lavoura.

Assista a transmissão completa do “Prosa com o Agro”: 

Veja também

Publicado há 1 mês, em 19/03/2024

Sicredi disponibiliza crédito para pré-custeio de milho

Publicado há 1 mês, em 26/02/2024

Plano Safra 23/24: Sicredi libera R$ 34,5 bilhões até janeiro

Publicado ontem - 24/04/2024

Sicredi é Top of Mind RS 2024