Projeto de Turismo Regional avança e apresenta estratégias de desenvolvimento

Com envolvimento da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Sebrae-RS e Unisinos, iniciativa conta com dados de 20 municípios

Mais um passo para contribuir com a evolução do turismo regional foi dado na quarta-feira, 29, em evento realizado em Seberi/RS. Na oportunidade, foi apresentado o posicionamento e estratégias turísticas para o desenvolvimento das potencialidades neste setor. Participaram autoridades, lideranças e empreendedores dos municípios envolvidos, todos engajados para que a iniciativa promovida pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Sicredi Região da Produção RS/SC/MG e Sebrae-RS, com a parceria da Unisinos, tenha sequência.

Com o conteúdo elaborado durante meses de pesquisas, foi possível a publicação do livro “Águas e Pedras – posicionamento e estratégias turísticas para o desenvolvimento regional”. O material pode ser utilizado pelos municípios como um guia para impulsionar as iniciativas e potencializar o que já está consolidado, agregando valor à cadeia socioeconômica ofertada pelo segmento. Cada representante dos municípios envolvidos recebeu um exemplar e, também, assinou um documento de cooperação, simbolizando engajamento com a continuidade do projeto e o compromisso com o desenvolvimento do setor.

Nova etapa

Dando seguimento à proposta, o público presente em Seberi/RS pôde acompanhar a apresentação do estudo e proposição de ações que irão apoiar e orientar o futuro e o crescimento do turismo na região Águas e Pedras. Nesta fase, o projeto está focado em quatro pilares: Espiritual, Bem-estar, Ecoturismo e Natureza, e Vida Tranquila – todos dialogando com as referências regionais, e visando apoiar a implementação das ações e fortalecer a governança regional.

De acordo com a presidente da instituição, Angelita Marisa Cadoná, o Sicredi nesta nova etapa do projeto auxilia na busca pelo protagonismo da região no setor turismo.

– Estamos felizes com os resultados colhidos até agora, pois tivemos a participação de 100% dos municípios, isso prova a vontade que a região tem de se desenvolver e ser protagonista também no turismo, assim como já é em outros segmentos. Nosso papel é de manter esta chama sempre acesa, pensando e elaborando projetos, sempre com o cunho que todos ganham. Com isso, queremos reforçar a nossa marca, ‘Águas e Pedras, terra de boas energias’, fortalecendo o que temos a oferecer aqui, valorizando o que nos diferencia dos demais roteiros turísticos já existentes – frisa Angelita.

Uma nova cultura

No mesmo viés, o superintendente do Sebrae-RS, André de Godoy, reforça que este é o início da consolidação de uma nova cultura. “A iniciativa é maravilhosa e a partir de agora, é necessário que estas ações levantadas no diagnóstico possam ser colocadas em prática, construindo uma cultura de turismo integrada. Os municípios precisam se ver como aliados e alinhados, elaborando projetos que ‘conversem’ com o que de bom se tem aqui. Para isso, o Sebrae e o Sicredi vão continuar apoiando e mobilizando as lideranças para que este belo trabalho não se perca, porque acreditamos que esta região tem potencial turístico e pode se desenvolver ainda mais nesse sentido”, salienta o superintendente.

Já o prefeito anfitrião do evento, Adilson Balestrin, reconhece o potencial deste conteúdo em auxiliar na condução das novas ações voltadas ao turismo.

– Temos muito que agradecer ao Sicredi pela iniciativa e também pela forma que ela está sendo realizada, pois iniciou na base, com trabalho elaborado de forma estratégica que dará o suporte nas nossas decisões para trabalharmos o turismo. Regionalmente, temos que aproveitar este suporte maravilhoso que recebemos e avaliarmos, dentro das nossas realidades, em que é melhor investirmos, pois aqui na região, tenho certeza, podemos fazer o turismo acontecer. Para isso precisamos nos unir e acreditar que é possível –, enaltece Balestrin.

Todo o conteúdo do livro “Águas e Pedras” pode ser acessado no formato online, no portal: https://aceleracaoregional.com.br/.  

Veja também

Publicado há 3 meses, em 28/12/2023

Lideranças apresentam os avanços alcançados através do Projeto do Turismo

Publicado há 5 meses, em 30/10/2023

Visitas técnicas motivam empreendedores do turismo regional

Publicado ontem - 18/04/2024

Mais de R$ 32,1 milhões retornam aos associados da Sicredi Conexão