Projeto contempla mais de 70 famílias em Pinhal/RS

Apoiado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional, sistema de saneamento básico é referência regional

A preocupação com o meio ambiente e a saúde da população é constante para cada gestão que administra um município. E não foi diferente com o poder público de Pinhal/RS, que idealizou um projeto de saneamento básico, contemplando mais de 70 unidades habitacionais do bairro Cohab 1. O sistema, que tem capacidade de atender 100 famílias, foi instalado pela empresa Bakof Tec, de Frederico Westphalen/RS, sendo apoiado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, com contrapartida da administração municipal. A inauguração aconteceu no dia 30 de dezembro, na presença de poucas lideranças e moradores beneficiados, em função das medidas de proteção ao Covid-19 (pandemia).

Segundo o então prefeito, Edmilson Pedro Pelizari, a implantação do sistema era necessária, porque os moradores tinham fossas sépticas nos terrenos e devido à declividade do local, em algumas épocas do ano, parte do esgoto retornava às residências. “Era uma situação bem difícil que agora será solucionada. Neste sistema, que é de primeiro mundo e está servindo de exemplo a outras cidades da região, será tratado o esgoto cloacal das famílias em uma estação moderna e que tem um papel muito importante, porque envolve a questão social, ambiental e de saúde pública também. Após o tratamento, a água pode ser largada no leito do rio, porque a potabilidade é de 95 a 98%”, conta Pelizari.

Porém, o valor investido nestes projetos é alto, por isso há dificuldades de instalá-los sem parcerias. “Nesse sentido, preciso citar o importante apoio do Sicredi, que está inserido na nossa comunidade e tem papel fundamental no crescimento do município. Isso se comprova com a disponibilização de recursos para investimentos, seja na área rural ou urbana, e somos muito gratos por isso. Se não fosse a ajuda da Cooperativa, teríamos muito mais dificuldades de realizar o projeto, pelo valor considerável que foi aplicado”, frisa o então gestor, acrescentando que Pinhal já tinha sido contemplado há mais tempo pela Cooperativa com outro projeto para instalação de contêineres em toda a área urbana, para coleta seletiva de lixo.

Beneficiado

Um dos moradores contemplados com o projeto é José Davi Machado. Ele disse que a instalação representa bastante para o bairro. “Este sistema ficou muito bom para nós que não vamos mais enfrentar problemas de trancar as fossas. Todo o trabalho que é bom para a comunidade é bem-vindo e, por isso, estou feliz com esta obra”, ressalta.

Empresa

O proprietário da empresa que instalou o sistema, Nelci Bakof, acredita que o saneamento básico deve ser uma preocupação constante de todos os gestores. “As pessoas precisam se dar conta que para cada R$ 1,00 investido em saneamento, economizarão R$ 5,00 em saúde no futuro. Além disso, para o sistema instalado aqui foi utilizada uma área bem pequena em proporção ao volume que vai ser tratado, tendo um resultado muito bom em termos ambientais em um pequeno espaço. São sistemas como esse que temos que enxergar como solução definitiva para o meio ambiente”, finaliza o empresário.

Veja também

Publicado ontem - 27/03/2024

Sicredi contará com mais de 250 pontos de atendimento em MG em …

Publicado há 15 dias, em 13/03/2024

Sicredi mantém liderança na preferência e na lembrança dos gaúchos

Publicado segunda-feira - 25/03/2024

Seberi/RS: Mais de 32,6 mil pessoas são beneficiadas com projetos apoiados pelo …