Programa “Longevidade” aborda os segredos da memória

Iniciativa da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG visa se aproximar do público da melhor idade e também proporcionar conhecimento com temas atuais a esta fase da vida

Promover o bem-estar social com momentos de reflexão, conexão e celebração da vida, são os principais objetivos do Longevidade, programa lançado pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, voltado especialmente ao público da melhor idade. A iniciativa visa também estimular e fortalecer os valores humanos, de reconhecer a origem, os legados e a essência das pessoas.

Como forma de proporcionar conhecimento a este público, acontecem momentos digitais sobre os mais diversos temas. Um deles, foi realizado na quinta-feira, 26, com a participação do neurologista, Auredi Teixeira, abordando “Os segredos da memória”, momento transmitido pelo canal do Youtube da Cooperativa e disponível a quem não pôde assistir ao vivo.

Este importante recurso do corpo humano – a memória –, causa preocupação às pessoas de todas as idades, pois se não incentivada diariamente, ela acaba diminuindo sua capacidade com o passar dos anos. Nesse sentido, o médico motivou o público a não se acomodar e exercitá-la.

– Se você tem medo de um dia envelhecer e, com isso, perder ou reduzir sua memória, não perca tempo. Aproveite ao máximo da sua vida agora, se preparando para o futuro. Busque uma alimentação mais saudável, não beba demais, não fume e faça exercícios físicos periodicamente. Além disso, estimule sua memória, use menos a tecnologia, por exemplo, tente lembrar de números de celulares, ao invés de buscá-los no seu aparelho – orienta o neurologista.

A expectativa de vida no Brasil tem aumentado nas últimas décadas e, atualmente, é de quase 80 anos. “Isso graças a alimentação que está mais saudável, vacinação, água e esgoto tratados e também a tratamentos médicos. As pessoas vivendo mais anos, precisam manter corpo e mente saudáveis. Por isso, cabe também aos familiares incentivarem estes idosos. Inclua-os nas conversas, nas tarefas domésticas e alimentícias da residência, nas listas e compras no mercado. Em casa, eles não devem ser aposentados na busca por protegê-los de algum constrangimento interno ou externo. Pelo contrário, devem ser estimulados a fazerem tudo o que é possível, enquanto eles puderem. Isso os fará se sentirem úteis e manterem-se mais saudáveis”, aconselha Teixeira.

 

O programa

Ainda neste ano serão realizados novos encontros on-line, dia 28 de julho, com o tema “É no colinho dos avós que está o segredo do tempo!” e, no dia 23 de novembro, com o assunto “Humor e fé”. As transmissões acontecem sempre das 19h30min às 20h30min.

Além disso, neste ano o programa está buscando também a integração dos embaixadores das agências com os idosos. Estes colaboradores estão mais presentes nos grupos da terceira idade de cada município, se inserindo nos encontros e se aproximando desse público, fomentando mais ações direcionadas.

Todas as pessoas que têm interesse em participar, podem procurar a agência do Sicredi do seu município.

Veja também

Publicado há 5 meses, em 31/10/2023

Mais de 1,1 mil pessoas impactadas com as ações do mês do …

Publicado há 2 anos, em 29/10/2021

Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG dedica mês de outubro aos idosos

Publicado hoje - 24/04/2024

Fomento ao empreendedorismo jovem marca encontro em Caibi/SC