Primeira cooperativa fundada em Extrema/MG inicia atividades

Com o apoio da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, a iniciativa nasceu da união de 24 motoristas de aplicativo de mobilidade urbana e entra para a história do município

A Cooperativa de Motoristas Autônomos do Sul de Minas Gerais (Coopmobi) ficará marcada na história do município mineiro de Extrema/MG, pois é a primeira cooperativa fundada na cidade. Para registrar o momento, na terça-feira, 23, a CoopMobi fez o lançamento oficial do seu produto o “UaiLeva” – um aplicativo de mobilidade urbana que conta com 24 motoristas associados. A solenidade de lançamento ocorreu no parque de eventos do município, com a participação dos integrantes da cooperativa e lideranças locais.

O presidente da Coopmobi, Eriton Alves, explana sobre a importância da união dos motoristas em prol de um mesmo objetivo. “O diferencial é que os associados não se sentem mais sós, se sentem abraçados e trabalham unidos. Fazer parte de uma cooperativa fortalece a classe, que estava desamparada, e também garante mais segurança às pessoas que utilizarão os nossos serviços. Estamos muito felizes por termos concretizado o nosso desejo”, assegura Alves.

Da mesma forma, o gerente da agência local do Sicredi, Edmar Luiz de Alencar, comenta sobre as vantagens do sistema cooperativo. “Propagar esta cultura é muito importante para que as pessoas possam valorizar o cooperativismo. Estas instituições disseminam a cooperação e oferecem vantagens aos associados. Oferecemos todo o suporte que eles precisaram para a fundação, porque tínhamos certeza do sucesso do empreendimento. Acredito que vamos ouvir falar muito sobre a Coopmobi, por ter sido a primeira criada em Extrema e por já estar apresentando bons resultados”, ressalta o gerente.

O analista do Sebrae, Anderson Farias, também confia muito no sistema cooperativo. “Apoiamos este trabalho de cooperação, porque cremos que é positivo. Quando as pessoas conseguem ver que uma cooperativa está evoluindo, elas podem motivar outros grupos a fundarem cooperativas dos mais diversos setores. A Coopmobi servirá de exemplo, não só para Extrema, mas para outras cidades da região também”, acredita Farias.

Da mesma forma, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Extrema, Adriano Carvalho, manifesta sua opinião sobre o projeto e os reflexos positivos ao município. “O sonho de termos uma cooperativa em Extrema é antigo, mas nunca conseguimos desenvolver esta semente, porque não tínhamos o conhecimento necessário. No ano passado, com o desejo da criação da Coopmobi e por já termos o Sicredi instalado no município – sabíamos da capacidade dos seus colaboradores replicarem o conhecimento cooperativista –, decidimos fundar a primeira, contando com o total apoio do Sicredi. Queremos que a Coopmobi prospere e que outras cooperativas sejam idealizadas, pois acredito muito no trabalho conjunto. Esse desejo já está se concretizando, porque outros setores já começaram a pedir informação, como construtores e agricultores, que se motivaram depois de ver que deu certo. Para nós, isso é muito importante, porque a cidade é próspera, muito empreendedora, mas faltava o algo a mais. Eu acredito que o cooperativismo é a evolução do empreendedorismo e agora podemos dizer que temos uma cooperativa, nascida na cidade”, alegra-se Carvalho.

Veja também

Publicado hoje - 24/04/2024

Fomento ao empreendedorismo jovem marca encontro em Caibi/SC

Publicado ontem - 23/04/2024

Rodeio Bonito/RS: Espaço é revitalizado por meio do Fundo Desenvolvimento Regional

Publicado hoje - 24/04/2024

Sicredi é Top of Mind RS 2024