Pai ensina profissão e filhos assumem empresa

Em Maravilha/SC, serralheiros se orgulham da ampliação do negócio ao longo dos anos, apesar das dificuldades iniciais

A vida de Josias José dos Santos nunca foi fácil. Oriundo de família humilde e sem acesso aos estudos, desde muito cedo trabalhou na lavoura, na propriedade da família em Cruzeiro do Oeste, interior do Paraná. Mais tarde, conseguiu um emprego em uma empresa que fabricava estrutura em aço, onde aprendeu a ser serralheiro. Há cerca de 25 anos, surgiu oportunidade de trabalhar no mesmo ramo em Maravilha/SC e ele se mudou para a cidade com a família. Atuou como funcionário junto com o seu filho Sérgio e há 13 anos surgiu a possibilidade de adquirirem a Metal-Aço. Mesmo sem condições financeiras e sem conhecimentos de gestão, encararam o desafio.

– Só tínhamos a mão de obra, o resto nada. Pagávamos aluguel, não tínhamos dinheiro para comprar os materiais e nem para pagar a fábrica, mas não esmorecemos. Fomos em busca de ajuda financeira e aos poucos, com a coragem do Sérgio e apoio da esposa dele, a Vanderleia, fomos seguindo, trabalhando bastante e evoluindo. Mais tarde veio para a empresa o meu outro filho, o Edilson, que também nos ajuda muito – conta o pai.

De acordo com Sérgio, para apoiar em todo este processo, sua esposa, que já atuava no negócio, decidiu cursar Administração e hoje cuida de toda a parte administrativa. “Também fomos em busca de apoio do Sebrae que nos repassou muitas orientações, o que nos auxiliou bastante. Além disso, o retorno do meu irmão foi essencial, porque ele é nosso braço direito”, frisa Sérgio.

A matéria prima-prima principal da indústria sempre foi o aço, com a fabricação de portões, grades, cercas, janelas e portas, mas buscando ampliar o foco, a família está migrando para a linha de designer em serralheria, atendendo marcenarias, escritórios de arquitetura e clientes que projetam interiores.

Com a idade avançada de Josias e o trabalho intenso durante toda a vida, os irmãos sugeriram que o pai reduza a carga horária na empresa e descanse mais. “O pai é a nossa inspiração, é um homem simples que nos serve de exemplo pela honestidade, trabalho intenso e seriedade. Nosso sentimento é de alegria e gratidão por tudo o que ele nos ensinou e ensina até hoje”, salienta Sérgio.

Com o pai mais ausente, Sérgio e Vanderleia estão à frente dos negócios, contribuindo com o crescimento da empresa. “Estamos muito felizes por tudo o que conquistamos e queremos, dentro das nossas possibilidades, continuar evoluindo. O meu desejo é que o meu filho, Nicolas, possa também fazer a nossa sucessão, pois com apenas sete anos ele sonha em trabalhar conosco”, satisfaz-se Sérgio.

O apoio do Sicredi

Com o intuito de ajudar no desenvolvimento do negócio, o Sicredi sempre foi parceiro.

– Desde o começo da empresa, nos associamos na Cooperativa, que foi a primeira instituição financeira que trabalhamos. Eles confiaram em nós, no nosso potencial e nos ofereceram recursos para fazermos a empresa crescer. A parceria se estende há anos, porque mantemos uma relação de amizade e confiança com os colaboradores. Tudo isso gerou o convite de eu ser coordenador de núcleo, que está sendo uma experiência muito boa, pois é uma oportunidade de expormos nossas ideias à direção, de ouvirmos os associados e poder falar as oportunidades que a instituição oferece – ressalta Sérgio.

A satisfação da parceria é reciproca, na opinião do colaborador Rodrigo Ranzi. “Conheço a família há muitos anos e admiro a força de vontade que eles têm de superarem os problemas e crescerem juntos. Por isso, acreditamos muito no potencial deles e sempre estaremos à disposição para darmos o suporte que necessitam. Para mim é um orgulho grande ter feito parte desta trajetória de sucesso”, finaliza Ranzi.

Veja também

Publicado ontem - 27/03/2024

Sicredi contará com mais de 250 pontos de atendimento em MG em …

Publicado há 15 dias, em 13/03/2024

Sicredi mantém liderança na preferência e na lembrança dos gaúchos

Publicado segunda-feira - 25/03/2024

Seberi/RS: Mais de 32,6 mil pessoas são beneficiadas com projetos apoiados pelo …