Mecânica: uma paixão que ultrapassa gerações

Pai, filhos e neto, moradores de Pinhal/RS, se dedicam à mesma profissão e asseguram a sucessão familiar na empresa

O amor pela mecânica faz parte da família Schmidt de Pinhal/RS há mais de 30 anos. O pai, Roberto Schmidt Filho, abriu sua empresa na cidade em 1997. O pai começou seu negócio sozinho, mas aos poucos os quatro filhos foram ajudando-o no serviço e se mantiveram na profissão.

– Saber que os quatro filhos trabalham na mesma área que eu, me dá uma emoção muito grande, pois são poucos que se mantêm neste ramo. Também, é um orgulho saber que eles seguiram meus passos e, além disso, é uma satisfação manter nossa família unida. Para minha alegria, ainda tenho o neto Otávio, filho do Tobias, que tem 14 anos, e nos ajuda na oficina. Então, acredito que a mecânica vai ficar na família por muito tempo. Confesso que no começo, ficava preocupado de passar a administração a eles, porque tudo o que fiz na minha vida está aqui, mas eles estão se saindo muito bem, melhor do que eu imaginava. Eles me consultam para tudo, assim crescemos juntos – afirma o pai.

O filho Tobias, que está administrando a empresa atualmente, frisa que viu na mecânica uma oportunidade de trabalhar e garantir o sustento familiar. “A mecânica é uma profissão que nunca vai acabar, pois seguimos sempre nos atualizando, participando de cursos, acompanhando a evolução dos carros. Também decidi ficar neste ramo, porque meu pai sempre foi meu exemplo. Me inspiro nele para trabalhar todos os dias e quero seguir o seu legado, pois nos orientou a oferecer serviços de qualidade e dar garantia do que fizemos. Nos ensinou que podemos errar, mas é preciso ter a humildade para corrigir o erro e precisamos ser honestos, acima de tudo. Quero agradecer o meu pai pela confiança que depositou em mim. Da mesma forma, estou ensinando o Otávio, para que se fortaleça na profissão e continue nos ajudando. É uma alegria ter o meu filho ao meu lado aqui, pois ele é um ‘menino de ouro’. Assim, acredito que a sucessão vai acontecer e a empresa vai ficar na nossa família por um bom tempo”, salienta Tobias, acrescentando que no futuro pretende manter a oficina com o nome do pai, se atualizar cada vez mais e continuar atendendo bem os clientes.

O Sicredi

Com o apoio da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, a família, associada desde 1994, conseguiu evoluir a empresa. “Foi possível adquirir o terreno onde a mecânica está construída, um caminhão-guincho, um elevador novo, maquinários, a estrutura física da empresa – que estamos reformando e ampliando –, e também com a ajuda da Cooperativa fizemos a nossa casa. Por isso, o Sicredi para nós é tudo, é parceiro dos nossos sonhos e está sempre do nosso lado”, disse Tobias.

A colaboradora, Clesiane Sperafico, reforça a confiança que a família tem na Cooperativa. “É uma história de longos anos e confiamos neles pela seriedade que mantêm no mercado. Então, é um orgulho tê-los como associados. Com certeza, eles são um ótimo exemplo de sucessão, e trabalhamos unidos para que tenham o crescimento que desejam e sejam cada vez mais valorizados na cidade e também na região, pelo bom trabalho que prestam”, finaliza Clesiane.

Veja também

Publicado há 1 ano, em 16/12/2022

Empreendedor nato, padre dedica tempo aos fiéis e ao turismo

Publicado há 1 ano, em 12/12/2022

Sucessão familiar e investimentos garantem evolução em propriedade

Publicado ontem - 27/03/2024

Sicredi contará com mais de 250 pontos de atendimento em MG em …