Maratona de Carreira contribui com o autoconhecimento de mais de 200 jovens

Projeto inovador, vinculado ao Líder Jovem do Sicredi, envolveu pessoas dos três Estados de atuação da Cooperativa

Despertar nos jovens o desejo de autoconhecimento, solidariedade e empreendedorismo, tornando-os gestores de suas carreiras, exemplos na comunidade e reconhecedores da Cooperativa como sua grande parceira. Este é o principal objetivo do Projeto Maratona de Carreira, desenvolvido pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e vinculado ao Programa Líder Jovem.

Em função da pandemia, as ações foram realizadas de forma digital durante dois meses – de 8 de junho a 10 de agosto –, envolvendo mais de 200 jovens dos três Estados de atuação da instituição, além de 200 colaboradores, que atuaram como padrinhos dos participantes. O facilitador do projeto foi o educador e coach, Marcos Schwingel. Dentro da programação, os jovens e padrinhos foram envolvidos em encontros semanais com conteúdos orientativos, que abordaram questões intelectuais e também do dia a dia.

Módulos

Pais e responsáveis participaram do primeiro encontro com os jovens, momento em que foram apresentados os propósitos do projeto, além de terem sido explicados os pontos da Roda da Vida – a qual norteou o desenvolvimento do participante ao longo do processo. Os demais módulos trouxeram os temas “Comunique-se”, “Minha Grana”, “Vem Ser Você”, “LiderAí”, “Empreendedor” e “CooperaAção” e encontro digital com os padrinhos, até a formatura, realizada no dia 10 de agosto.

Além de assistir os módulos, os jovens também participaram de atividades e desafios semanais, que variaram desde anotar receitas e despesas da família até realizar uma  ação social. Outro ponto importante foi o incentivo para que o jovem se conhecesse e despertasse seu lado empreendedor, cujas atividades envolveram testes vocacionais, contatos com profissionais e preenchimento do seu diário de bordo. Todas estas ações foram estimuladas por uma moeda social, o MOV, que agora, no final do projeto, puderam ser trocadas por recompensas como camisetas, fones de ouvido, pendrives, entre outros.

Participante

Entre os participantes, esteve Isadora Trevisan Marcon, moradora de Caiçara/RS. A jovem assegura que o Maratona foi muito significativo, especialmente por ajudá-la a decidir sobre sua profissão. “Agora tenho certeza que quero fazer faculdade de Direito. Teve um módulo que nos proporcionou conversar com alguém da área e escolhi falar com um advogado, o que me trouxe a segurança que precisava. Antes do projeto eu era uma pessoa muito insegura, especialmente no que eu queria para mim, e depois de acompanhar os módulos, consegui ficar mais forte e focada no que desejo seguir na minha vida. Além disso, recebi todo o incentivo para ter controle financeiro, e optei por abrir uma conta no Sicredi, o que vai facilitar o gerenciamento dos recursos que eu tenho”, destaca Isadora.

A instituição

A Cooperativa realiza um trabalho com os jovens desde 2013, com o Líder Jovem. De lá para cá, o programa na instituição formou mais de 400 jovens. E com o advento da pandemia, o desafio foi de como continuar fazendo este trabalho, diante das recomendações de isolamento social. Então, segundo a presidente Angelita Marisa Cadoná, surgiu a inspiração de trabalhar digitalmente. “É a primeira experiência da Cooperativa neste formato e ficamos muito felizes, porque são mais de 200 jovens participando e acompanhados por padrinhos, colegas da Cooperativa. Uma experiência extraordinária. Eu comento sobre o projeto também com muita emoção, pois além de me manifestar em nome da instituição, falo da experiência enquanto mãe, pois meu filho de 15 anos participou e foi maravilhoso. O que estamos vivendo, no que diz respeito ao diálogo, aos temas propostos, além de trabalhar o desenvolvimento desses adolescentes, proporcionam uma comunicação maior sobre os temas no ambiente familiar. Então, fico muito emocionada, enquanto instituição e como associada, de poder verificar o quanto a Cooperativa está fazendo pela minha família”, conclui a presidente.

Veja também

Publicado há 10 dias, em 09/04/2024

Sicredi Conexão realiza formatura do programa Líder Jovem

Publicado há 5 meses, em 16/11/2023

Líder Jovem proporciona visita ao Presídio Estadual de Maravilha/SC

Publicado ontem - 19/04/2024

Sicredi valoriza projetos que atendem mais de 1,1 mil pessoas em Palmitinho/RS