Live com Márcio Lopes de Freitas marca celebrações do Dia C

Cooperativas se unem para promover palestra virtual sobre o cooperativismo

Neste ano, as cooperativas integrantes do Fórum Regional do Cooperativismo se unem mais uma vez para uma ação em conjunto para fortalecer o cooperativismo regional e celebrar o Dia C, que é comemorado em 03 de julho. Em razão dos atuais índices acerca da pandemia do coronavírus, as atividades do mês do cooperativismo serão digitais.

Desta vez, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, vai estar em uma transmissão ao vivo nas redes sociais da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG no dia 1º de julho, às 19h30, para abordar o tema da campanha deste ano - “Reconstruir Melhor Juntos: o cooperativismo como indutor do desenvolvimento”. Um dos principais objetivos do cooperativismo é mobilizar a sociedade, visando a promoção do desenvolvimento nas regiões onde está inserido e como as ações sociais geram impactos significativos para todos.

Presidentes e dirigentes das cooperativas parceiras também vão estar presentes durante a transmissão. A Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG será representada pela presidente da Cooperativa, Angelita Marisa Cadoná.

Clique aqui e acesse o canal da Cooperativa no YouTube

O palestrante

Agropecuarista e cooperativista há mais de 30 anos, Márcio Lopes de Freitas, é natural de Patrocínio Paulista, interior de São Paulo (SP), e graduado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB).

Por acreditar e defender os valores e princípios do cooperativismo, Freitas buscou na atividade cooperada uma melhor alternativa de vida. Sua participação direta no cooperativismo teve início em 1994, nas diretorias da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec) e da Cooperativa de Crédito Rural (Credicocapec), nas quais atuou como presidente.

Sua contribuição para o desenvolvimento do cooperativismo teve continuidade na gestão frente à Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), entre 1997 e 2001, e, finalmente, como representante máximo do setor, no exercício de presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e também do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), desde 2001. A presidência da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), Freitas assumiu em 2005, com a criação da entidade.

Fórum Regional do Cooperativismo

Fundado em 2012 por meio de uma ação coordenada pela unidade de cooperativismo do Escritório Regional da Emater em Frederico Westphalen e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – atualmente Secretaria Estadual de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural – que fomentou a intercooperação para realizar atividades de forma conjunta e sistêmica, sempre com o objetivo de promover mais desenvolvimento. Com a oficialização, o Fórum é composto pelas cooperativas que atuam na região de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea.

As comemorações em conjunto do Dia Internacional do Cooperativismo tiveram início em 2017, após a constituição de uma Comissão Regional, para organização dos eventos. Seminários, jantares beneficentes, mateadas da cooperação e intercooperação, coleta de alimentos, pedágios solidários, estão entre as principais ações realizadas pelas Cooperativas em mais de 30 municípios no norte Gaúcho e Oeste Catarinense.

Veja também

Publicado há 20 dias, em 05/04/2024

Manejo do solo é tema de encontro do programa PISA

Publicado há 1 mês, em 01/03/2024

Governança Conectada resulta em aprendizados, trocas e evolução

Publicado hoje - 25/04/2024

Professores do programa A União Faz a Vida participam de formação