Líder Jovem e Sicredi Mulher contemplam mais de mil participantes de três Estados

Primeiras turmas de 2022 dos dois programas da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG encerraram atividades em junho e vagas para novos grupos já estão abertas

Com o propósito de levar conhecimento e contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de mulheres e jovens das regiões onde está presente, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG mantém os programas Líder Jovem e Sicredi Mulher. As primeiras turmas de 2022 – que somaram mais de mil participantes dos três Estados de atuação – encerraram no fim do mês de junho as atividades, que foram desenvolvidas em formato híbrido, com encontros digitais e presenciais.

O Líder Jovem objetiva estimular o espírito de liderança, por meio de vivências que proporcionem o desenvolvimento de aptidões, habilidades e competências para sua melhor atuação na sociedade. Esta turma do programa, que contou com 430 pessoas inscritas, trabalhou com os módulos digitais: Vem ser você, Comunique-se, Relações familiares, Profissões, Empreendedorismo e Minha Grana, além de três encontros presenciais. Um dos integrantes foi Higor Stumm Ribeiro, 16 anos, de Erval Seco/RS, que expõe os benefícios do programa.

– Para mim foi bem importante ter adquirido tantos conhecimentos. Especialmente através dos módulos “Vem ser você” e “Comunique-se”, pude perceber quem eu sou e como expressar o que sinto, penso e acho certo. Com os temas voltados à profissão e ao dinheiro, aprendi sobre gestão financeira, como fazer planejamento e como cumprir as metas. Acredito que através do programa o Sicredi está mostrando caminhos e oportunidades, assim abrindo portas para evoluirmos e alcançarmos nossos sonhos. Com certeza, vou levar este conhecimento adquirido no Líder Jovem para toda minha vida – destaca Ribeiro.

Outro integrante do Programa foi Diogo Ivo Zimmermann, de Cunha Porã/SC. Ele alega que o programa foi muito útil e todos os módulos foram ótimos, pois lhe proporcionaram muita sabedoria, especialmente o voltado à educação financeira.

– Foi tão importante que já estou colocando em prática o aprendizado e economizando recursos. Sou associado do Sicredi há mais de dois anos e sempre gostei muito do atendimento dos colaboradores e, agora, podendo participar do programa minha admiração pela Cooperativa aumentou ainda mais. Por isso, agradeço esta grande oportunidade”, ressalta Zimmermann.

A participante Yara Alessandra Barbosa Ribeiro, de Paraisópolis/MG, afirma que o programa foi essencial.

– Nós, adolescentes, temos muitas dúvidas, especialmente quanto ao nosso futuro, e o Líder Jovem é o ponto de partida para nos dar a direção. Todos os encontros, tanto os presenciais como os digitais, foram muito úteis, pois os módulos foram abrangentes e esclarecedores. As informações adquiridas vão nos ajudar muito, tanto na vida pessoal como profissional. Gostei muito de ter participado e só tenho a agradecer à Cooperativa pela oportunidade – relata Yara.

Sicredi Mulher

Visando fortalecer o empreendedorismo e o autoconhecimento, a Cooperativa desenvolve o Sicredi Mulher. O programa é baseado nos pilares da metodologia do conceito japonês Ikigai, que observa os pilares: missão, profissão, paixão e vocação. Na primeira edição do ano, participaram 585 pessoas, que trabalharam digitalmente sobre os temas: Despertar, Saúde da Mulher, Relações Familiares, Vida e Carreira, Sucesso com Propósito e Valor ou preço, além de terem três encontros presenciais.

Uma das participantes foi Mariane Dakan, de Seberi/RS. A associada assegura que o programa oportunizou que ela pudesse pensar mais em si como mulher, mãe, esposa e empresária, e em suas prioridades. “Consegui entender como é possível melhorar minha rotina, o que me ajudou muito. Ainda, trocar experiências com outras mulheres que passaram por situações adversas e superaram com determinação e coragem, foi um incentivo para ver como somos fortes e como podemos conquistar cada vez mais o nosso espaço. Nesse contexto, só tenho a agradecer ao Sicredi pela oportunidade, por ser uma Cooperativa que eu confio e que faz toda a diferença no nosso município”, salienta Mariane.

Roselene Candida Daniel de Carvalho Bruna, de Pouso Alegre/MG, ressalta os aprendizados com o programa. “O Sicredi Mulher proporcionou momentos importantes, principalmente pelo autoconhecimento, ponto que considero relevante, pois quando nos conhecemos, podemos exercer melhor o nosso papel na sociedade, e cuidar da saúde emocional, física, social e financeira. Isso nos leva a uma melhor qualidade de vida, gerando uma organização pessoal ampla. Por isso, toda minha gratidão a esta Cooperativa pela oportunidade em participar e pelo estímulo à cooperação e ao empreendedorismo”, frisa Roselene.

Outra participante foi Neiva Rossa Schaefer, de Maravilha/SC. Ela assegura que o programa contribuiu muito com seu aprendizado. “O Sicredi Mulher é maravilhoso, os encontros são fantásticos, com temas excelentes, atualizados, e ministrados por profissionais muito preparados, o que me oportunizou crescer como pessoa. Esta também foi uma oportunidade de conhecer melhor o Sicredi e as ações sociais que ele realiza. Quero registrar minha gratidão pelo convite e indico a quem puder participar do programa, que se inscreva, pois o ganho para a vida pessoal e profissional é enorme”, afirma Neiva.

Interessados em participar da segunda turma de 2022 dos dois programas podem procurar a agência do Sicredi mais próxima para se inscreverem.

Veja também

Publicado há 4 meses, em 16/11/2023

Líder Jovem proporciona visita ao Presídio Estadual de Maravilha/SC

Publicado há 7 meses, em 30/08/2023

Líder Jovem da Sicredi Conexão contará com mais de 200 participantes

Publicado ontem - 27/03/2024

Sicredi contará com mais de 250 pontos de atendimento em MG em …