Irmãos se juntam para fortalecer a agricultura familiar, em Pinhal/RS

Leomar e Cleomar Tenedini investem em grãos e em suinocultura e querem fazer a sucessão rural

O gosto pelos afazeres no campo sempre fez parte do dia a dia dos irmãos, Leomar e Cleomar Tenedini, moradores de Pinhal/RS. Os dois nunca desejaram largar o meio rural para morar em grandes centros. Pelo contrário, sempre quiseram aprimorar os conhecimentos para evoluir em suas propriedades.

Buscando qualificar seu trabalho, Leomar cursou técnico agrícola, tendo concluindo os estudos em 1997. Em 2000, ele casou e foi morar no Mato Grosso, em busca de mais oportunidades de trabalho e fortalecer o aprendizado adquirido na agricultura. Em poucos anos, a família retornou para Pinhal, onde decidiu inicialmente investir em suinocultura, mas sempre com o desejo de conseguir recursos para ter lavouras de grãos. Com o apoio do Sicredi, Leomar adquiriu terras para começar sua produção e diversificar as culturas.

Com o irmão já encaminhado na agricultura, Cleomar decidiu ser seu sócio e trabalharem juntos para ampliarem a propriedade. “Com o tempo fomos evoluindo e tenho muito orgulho do que temos, pois nunca imaginamos conquistar tudo isso em tão pouco tempo. Apesar das dificuldades que passamos, ver o nosso trabalho dando resultados positivos é muito gratificante e motivador”, resume Cleomar.

Para suprir a demanda, o filho e a esposa de Leomar ajudam na pocilga. “Eles dois são responsáveis pelos suínos e o Cleomar, eu e mais um funcionário tocamos as lavouras. O meu sonho é que continue assim, a família toda reunida, trabalhando junta. Mais para frente, desejo que meu filho nos ajude nas lavouras também, garantindo a sucessão rural, e que a nossa filha apoie a esposa na pocilga”, frisa Leomar.

A vontade do pai deve ser concretizada, porque o filho, João Luís Tenedini, tem como propósito dar continuidade aos afazeres na propriedade. “Apesar da pouca idade, estou me esforçando bastante para aprender mais coisas, assim, cada vez mais ajudar a minha família a progredir. O meu sonho é fica do lado dela”, assegura João.

O Sicredi

Para conseguir o desenvolvimento no campo, a família conta com o apoio do Sicredi. “Especialmente no início da nossa trajetória, precisamos de bastante suporte para investimentos e a Cooperativa nos ajudou muito, porque não tínhamos recursos próprios. Somos agradecidos por isso”, conta Cleomar.

A gratidão pela confiança da instituição financeira, também parte de Leomar. “O Sicredi é uma família para nós, pois os colaboradores nos atende muito bem e somos gratos por todas as oportunidades que nos deram de crescer, viabilizando nossos projetos”, justifica Leomar.

A colaboradora, Silvana Battisti, garante que para a equipe da Cooperativa é gratificante poder fazer parte do sonho da família e ajudar na realização. “Ver que o nosso trabalho, o nosso esforço, contribui para o crescimento da família, para a concretização de projetos, é maravilhoso”, explica Silvana.

Histórias que Inspiram

Com isso, é concluída a temporada de 2021 da web série Histórias que Inspiram. Ao longo deste ano, dezenas de histórias foram relatadas, valorizando associados de todos os municípios da área de atuação da Cooperativa, e que são verdadeiros exemplos pelo empreendedorismo, sucessão familiar e valorização do agronegócio.

Veja também

Publicado há 1 ano, em 16/12/2022

Empreendedor nato, padre dedica tempo aos fiéis e ao turismo

Publicado há 1 ano, em 12/12/2022

Sucessão familiar e investimentos garantem evolução em propriedade

Publicado ontem - 19/04/2024

Sicredi valoriza projetos que atendem mais de 1,1 mil pessoas em Palmitinho/RS