Fundo de Desenvolvimento Regional contribui com melhorias em escolas

Instituições de ensino de Palmitos/SC e Frederico Westphalen/RS receberam recursos do Sicredi para instalação de playground e energia solar, respectivamente

O Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG tem por finalidade contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental da área de atuação da instituição, promovendo a educação cooperativa pautada nos valores de cooperação e cidadania. Com este intuito, vários projetos voltados à área educacional foram contemplados neste ano. Um deles, foi o “Brincar também é um modo de inclusão”, da Escola de Educação Básica Jorge Lacerda, da comunidade de São Braz, em Palmitos/SC.

O sonho da direção, professores e estudantes do estabelecimento de ensino de ter um playground se tornou real com o apoio do Fundo. Segundo a gestora da escola, Simone Ugolini Gianezini, durante muitos anos os alunos transportavam pedaços de madeiras de suas casas para fazerem seus próprios brinquedos no educandário. “A construção é interessante para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, porém com os passar dos dias, com sol e chuva, os brinquedos acabavam se deteriorando, o que ocasionava frustração neles, além de não oferecerem a segurança necessária para os pequenos”, conta a diretora.

Para mudar esta realidade, a direção da instituição de ensino elaborou projeto e foi contemplada com recursos do Fundo para a compra do playground e de bancos a serem usados nos intervalos das aulas. “Nossos alunos são filhos de agricultores, oriundos de 15 comunidades do município. Seus pais não têm tempo de levá-los até a cidade, onde tem estas opções para brincarem, então termos esta possibilidade na área da escola, é maravilhoso. Se não fosse a ajuda do Sicredi, não teríamos condições de comprar o parquinho e os bancos – que poderão ser usados também pela comunidade, pois alguns serão expostos na área externa”, frisa Simone.

No ano passado, o estabelecimento de ensino já havia sido contemplado com verbas do Sicredi, utilizada para a apresentação de peça de teatro. “Temos muito forte a questão cultural na escola, porque entendemos que ela é importante para o desenvolvimento dos alunos por proporcionar conhecimento e uma riqueza sem igual, que nutre o processo educacional”, assegura a gestora.

Outro projeto contemplado pelo Fundo, foi o “Cuidando do meio ambiente e gerando possibilidades”, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Frederico Westphalen/FW. Através do projeto, foram instaladas placas de energia solar na Escola de Educação Especial, o que gerará uma significativa economia na conta de energia elétrica. Conforme o presidente, Chester Francescatto, a agilidade na aprovação do projeto o surpreendeu. “Encaminhamos a nossa demanda e em poucos dias ela estava aprovada. Fiquei muito feliz com a cordialidade da equipe da Cooperativa e com a rapidez na aprovação. O valor foi essencial, pois dos R$ 2,5 mil que pagávamos, em média mensalmente na conta de luz, nossa expectativa é de pagar no máximo R$ 500, o que gerará uma grande economia aos nossos cofres”, conta o presidente.

Francescatto ainda cita outros apoios que a entidade recebe da Cooperativa. “Estamos participando da ação solidária “Juntos Fazemos o Bem”, através da qual os associados estão indicando a Apae em suas aplicações e recebemos um percentual de cada um desses investimentos. Também fomos agraciados no início deste ano com doações de mesas do Sicredi para usarmos na escola. Por tudo isso, avalio a atuação do Sicredi de maneira bem positiva. Confesso que não sabia sobre a atuação da Cooperativa, mas agora, como presidente da Apae, estou tendo mais conhecimento sobre a eficiência, a cordialidade, a preocupação da instituição nesta questão social. Para mim isso é importantíssimo, pois valoriza as entidades”, finaliza Francescatto.

Veja também

Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG desenvolve ações na Semana Nacional de Educação Financeira

Publicado sexta às 18:50

Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG desenvolve ações na Semana Nacional de Educação Financeira

Filhos retornam para casa, ampliam empresa e garantem sucessão familiar

Publicado sexta às 11:19

Filhos retornam para casa, ampliam empresa e garantem sucessão familiar

Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG alcança cinco mil associados no sul mineiro

Publicado sexta às 11:15

Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG alcança cinco mil associados no sul mineiro

Quer saber mais?