Fundada a primeira Cooperativa Escolar em Palmitos/SC

Ato aconteceu na terça-feira, 28, na presença de lideranças, autoridades e comunidade escolar. A iniciativa é da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

A Cooper Castelo está oficialmente fundada em Palmitos/SC. Em assembleia realizada na terça-feira, 28, na linha Passarinhos, a Cooperativa Escolar integra o programa da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, desenvolvido nas instituições de ensino e é a primeira fundação na região de abrangência no oeste de Santa Catarina. A assembleia de fundação contou com a presença de lideranças, autoridades locais e comunidade escolar, além de representantes do Sicredi.

As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados, por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação. A iniciativa objetiva ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.

De acordo com a professora orientadora, Grasiela Mattana, as ações do programa estão contando com grande participação dos alunos.

– Eles estão bem engajados nas atividades cooperativistas, já tivemos oficinas de marketing e comunicação, fizemos visitações, elaboramos a logo da Cooperativa. Com isso, conseguimos desenvolver neles a liderança, o empreendedorismo e a comunicação. Essas oportunidades são importantes também para o futuro destes estudantes, pois prepara ao mercado de trabalho e, também, aos que desejarem para se manterem nas propriedades, com foco no empreendedorismo rural e, também, na definição de quais os melhores investimentos à família –, frisa a professora. Além disso, Grasiela ainda destaca que o programa vem proporcionando novos aprendizados aos alunos.

– Através desta iniciativa estamos observando um grande desenvolvimento destes jovens em todos os sentidos. Por isso, só tenho a agradecer ao Sicredi por esta oportunidade e pelo trabalho magnífico que desempenha. Estes programas sociais só somam na vida das pessoas e das comunidades –, assegura a orientadora.

Para o primeiro mandato a frente da Cooper Castelo, Giovana Nunes foi eleita presidente, que ressaltou o aprendizado contínuo com o programa. “Para nós, alunos, está sendo uma evolução constante, e através dos professores estamos recebendo o suporte que precisamos para desenvolver a Cooperativa, o que nos ajudará bastante na vida adulta também. Além disso, é uma honra ter sido escolhida presidente. Ainda, sinto grande satisfação por termos fundado a primeira Cooperativa Escolar do nosso município, ainda mais sendo de uma escola do interior. É uma grande alegria para todos nós”, frisa.

O programa

A iniciativa está presente na Cooperativa desde 2018, quando foram fundadas cinco instituições – quatro em Erval Seco/RS e uma em Planalto/RS. Em 2021, novas formações foram iniciadas, com capacitação da equipe interna e de assessoria pedagógica para acompanhar as atividades e também aconteceu a retomada das ações das Cooperativas já existentes, com atividades paralisadas em função da pandemia. Além de Palmitos/SC, atualmente estão em processo de fundação mais quatro – Seberi/RS, Rodeio Bonito/RS, Maravilha/SC e São Carlos/SC.

As Cooperativas Escolares são destinadas a escolas municipais, a alunos do 6º ao 9º anos. A metodologia é baseada em jogos cooperativos gamificados, para facilitar a aprendizagem da criança e do adolescente. Através das fases desta metodologia, eles vão aprendendo sobre cooperativismo, são desafiados a encontrar um problema na comunidade para atuarem como voluntários, são incentivados a criar a marca/logo, a bandeira e o nome da Cooperativa. O programa está baseado na sua plenitude nas competências de cooperação, cidadania e no desenvolvimento de novas lideranças que é o que a sociedade precisa.

Veja também

Publicado há 3 meses, em 15/12/2023

Fundada a primeira Cooperativa Escolar do Sistema Sicredi em Minas Gerais

Publicado há 3 meses, em 04/12/2023

Encontro gera intercooperação entre Cooperativas Escolares

Publicado ontem - 27/03/2024

Sicredi contará com mais de 250 pontos de atendimento em MG em …