Filhos retornam para casa, ampliam empresa e garantem sucessão familiar

Família Trombetta de Ametista do Sul/RS se destaca no ramo de ferragens e contribui para o desenvolvimento do município

A tristeza do pai, Vitório Trombetta, e da mãe, Ana Trombetta, com a decisão dos três filhos de deixarem a família, em Ametista do Sul/RS, há nove anos, e irem morar em Igrejinha/RS, foi superada com a decisão de dois deles voltarem à capital mundial da pedra ametista. Além da ausência dos filhos em casa, o pai também sentiu a falta na empresa, pois os três ajudavam no trabalho com ferragens.

Vitório começou na atividade em 1977, na linha São José, no interior de Planalto/RS, e em 2000 optou por ir residir no atual município, onde deu continuidade à empresa, com o apoio da esposa e dos filhos. Um tempo depois, devido à crise econômica, Alisson, Tarso e Julio, optaram por buscar outras oportunidades. “O Julio ficou lá, mas graças a Deus, há seis anos, o Alisson e o Tarso quiseram voltar, foram dando ideias, as coisas foram evoluindo, conseguimos nos estruturar mais e abrimos uma loja anexa. Ainda, começamos a fazer caixas de carretinhas, muito usadas nos garimpos, e construir bases às pedras preciosas, para sustentar os bojos. Para os empresários de pedras, isso foi bom, pois permitiu que eles vendessem bojos que estavam parados por falta de suporte, e tendo a base é mais fácil a exposição do produto e a comercialização também. Para nós é um orgulho poder contribuir com a economia do município”, disse Vitório.

A sucessão

– Já pensando no futuro, há dois anos contratamos um assessor financeiro para orientá-los à sucessão. Com a ampliação do conhecimento em ferragens do Alisson e do Tarso, estou passando as funções da empresa a eles, porque sei que vão dar conta. Então, para mim está sendo muito prazeroso vê-los trabalhar, fazer as coisas bem feitas. Tenho segurança em deixar tudo isso a eles – assegura o pai.

O filho mais novo – Tarso – afirma que a experiência fora de casa ajudou a criar uma visão diferente do negócio, pois aprendeu como as organizações funcionam e implantou inovações na empresa. “Organizamos melhor o espaço, compramos equipamentos o que facilitou para que o trabalho rendesse mais. O Alisson e eu estamos felizes por estarmos trabalhando no que é nosso e a confiança que o pai deposita em nós é tudo, faz a gente acreditar que podemos ir mais longe, ser mais criativo e melhorar. Ele é nossa inspiração, tanto na vida pessoal como profissional, seguimos os exemplos, a educação, o caráter, o respeito e o valor ao próximo”, conta Tarso.

O Sicredi

Segundo Vitório, o Sicredi tem grande importância na sua vida, porque através da parceria com a Cooperativa foi possível ampliar a estrutura da empresa, comprar novas máquinas e, assim, desenvolver o negócio. “Além disso, aprendi muito nos anos que fui coordenador de núcleo, pois além de defender a Cooperativa, buscar mais associados, também pude aplicar parte dos conhecimentos na empresa”, frisa.

O colaborador Ivair Possenti elogia a naturalidade que foi feita a sucessão. “É bonito de ver como eles se dão bem, como evoluíram juntos e a confiança que o pai tem nos filhos. Com isso, acredito que eles vão crescer cada vez. Somos felizes por ter a família como parceira há vários anos”, conclui Possenti.

Veja também

Publicado hoje - 18/04/2024

Mais de R$ 32,1 milhões retornam aos associados da Sicredi Conexão

Publicado terça-feira - 16/04/2024

Com apoio do Sicredi, Coopersul Frutas é lançada oficialmente

Publicado terça-feira - 16/04/2024

Sicredi está entre as 5 melhores instituições financeiras brasileiras no ranking mundial …