Expofred: Salão do Turismo valoriza as potencialidades da região

Espaço foi desenvolvido em parceria entre a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e o Sebrae-RS, com atuação conjunta das prefeituras e da Comissão Central da feira

Uma das grandes inovações da Expofred 2022 é o Salão do Turismo, uma realização da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e do Sebrae-RS, com apoio de 20 prefeituras da região. O espaço, localizado na entrada principal do parque de exposições, é interativo e amplo, contando também com degustações gastronômicas. O objetivo é apresentar as oportunidades e atrativos dos municípios da região para quem visita a feira.

Além disso, estão sendo proporcionadas experiências sensoriais para despertar o interesse dos visitantes em conhecer os atrativos regionais, como a lama medicinal de Vicente Dutra, a água mineral de Iraí, entre outros. Ainda, para demonstrar o potencial e os projetos dos municípios, foi lançado um encarte especial do turismo regional, mostrando as belezas, a cultura e a diversidade desses municípios.

Durante a programação no Salão do Turismo, também acontecem apresentações artísticas, culturais e musicais. Ainda, está sendo realizado o Big Trail – evento organizado para que motociclistas possam conhecer os principais pontos turísticos da Rota Águas e Pedras, além de atrações culturais destinadas a esse público.

O diretor executivo da Cooperativa, Márcio Girardi, explica como surgiu a ideia do Salão do Turismo. “A iniciativa começou em 2021, quando dentro do Programa Aceleração Regional, lançado pela Cooperativa no fim de 2019, foi concebido este projeto estratégico, o Turismo Regional, uma parceria com o Sebrae-RS, com o apoio da Unisinos. Para dar o embasamento necessário, foi realizado amplo diagnóstico em 20 municípios no Norte do Estado gaúcho, na região Rota Águas e Pedras. Fizeram parte deste levantamento os 18 municípios que integram a Sicredi Alto Uruguai no Rio Grande do Sul e dois que fazem parte da Sicredi Região da Produção, Rio dos Índios e Nonoai”, justifica Girardi.

Com a evolução desta iniciativa, foi idealizado o Salão do Turismo, em parceria também com a Comissão Organizadora da Expofred. “Neste espaço, estamos mostrando os principais atrativos turísticos, a cultura, a econômica, a geografia, entre outros atrativos, através de painéis, cada uma destacando dois desses municípios, o que oportuniza ao visitante conhecer estas potencialidades”, relata o diretor.

Próximos passos 

Outra etapa do projeto envolve planos de ação nos municípios, para que cada um possa potencializar o que tem a oferecer referente a este setor.

Girardi assegura que através do diagnóstico, foi comprovado que o turismo é uma indústria que só tende a crescer na região, pois gera muitas oportunidades. “Este setor é um negócio, pois fomenta uma grande rede, incluindo postos de combustíveis, hotéis, restaurantes, enfim, todas as estruturas que acolhem os visitantes. Isso tem potencial e é um instrumento de alavancar o desenvolvimento regional. É isso que queremos e é nisso que apostamos”, finaliza o diretor.

Veja também

Publicado há 3 meses, em 28/12/2023

Lideranças apresentam os avanços alcançados através do Projeto do Turismo

Publicado há 5 meses, em 30/10/2023

Visitas técnicas motivam empreendedores do turismo regional

Publicado hoje - 19/04/2024

Sicredi valoriza projetos que atendem mais de 1,1 mil pessoas em Palmitinho/RS