Equoterapia proporciona melhorias na locomoção de crianças em Santa Rita do Sapucaí/MG

Com resultado positivo no tratamento do neto Lucas, Adriano Herber Oliveira, fundador do Centro Hípico Sapucaí amplia o projeto e, atualmente, atende 45 praticantes de cinco cidades da região

A busca por alternativas que pudessem ajudar o neto Lucas – que nasceu com a síndrome do West –, a ter uma qualidade de vida melhor, fez o avô, Adriano Herber Oliveira, investir na criação do Centro Hípico Sapucaí, instalado no Município de Santa Rita do Sapucaí/MG.

– O Lucas quando veio ao mundo tinha quase só pele e ossos, pouca musculatura no corpo. Então, fui a procura de algo que eu pudesse fazer para melhorar a condição física dele e encontrei a equoterapia. Fui fazer curso em Brasília/DF para saber como atendê-lo e quando voltei fiz uma promessa, se conseguisse resultados positivos, ia estender este trabalho a outras crianças. Com um ano e meio de equoterapia, meu neto, hoje com três anos, conseguiu criar músculos e andar. Isso não tem dinheiro no mundo que pague – argumenta Oliveira.

Depois deste avanço, o fundador do Centro Hípico foi até a Apae da sua cidade e pediu à direção que conseguisse cinco crianças para ele atender e pagar sua promessa. “Dessas cinco, uma andava de cadeiras de rodas e outra no andador, as demais tinham menos dificuldades de locomoção. Os dois casos mais graves também alcançaram sucesso e conseguiram andar sem ajuda dos aparelhos de apoio. Com isso, resolvemos fundar uma entidade filantrópica para poder estender este trabalho. Hoje, atendemos cerca de 45 praticantes, de cinco cidades da região”, conta Oliveira.

O método

A psicóloga, Mariane Carolina Lopes, acredita que o cavalo proporciona esse desenvolvimento aos pacientes. “O foco da psicologia aqui é o crescimento da relação entre o animal, a equipe e os atendidos. A criança fica em cima do cavalo, que faz quase 70% da terapia, e os profissionais do lado, dando o suporte necessário. Então, é um trabalho conjunto, todo feito em equipe, com apresenta belos resultados”, explica Mariane.

Luciana Galvão de Moraes, mãe de um paciente da equoterapia, elogia a técnica. “O meu filho começou a engatinhar e andar aqui. Ele era cadeirante e, atualmente, só usa a cadeira de rodas para se locomover em grandes distâncias. O trabalho feito no Centro Hípico é maravilhoso, deu grandes resultados, inclusive por fazer com que o Ju conseguisse interagir até com os animais, que antes ele não conseguia”, destaca a mãe.  

O Sicredi

O projeto “Equoterapia para uma qualidade de vida melhor” foi uma das mais de 100 iniciativas contempladas pelo Fundo de Desenvolvimento Regional, da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, em 2021. O projeto viabiliza a realização de tratamento de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

Para suprir a demanda, vários profissionais atendem no Centro Hípico Sapucaí, além da necessidade de manutenção de vários cavalos, o que resulta em alto custo. Como cerca de 90% dos pacientes são de baixa renda, a direção procurou o Sicredi para apoiar este projeto. “Graças a ajuda da Cooperativa, estamos conseguindo dar sequência à equoterapia e somos muito agradecidos por isso, pois queremos contribuir com muitas outras crianças que precisam do nosso atendimento”, frisa Oliveira.

O programa

O Fundo de Desenvolvimento Regional é uma iniciativa da Sicredi Alto Uruguai que contribui com a evolução social, humana, ambiental e econômica dos associados e da sociedade. As inscrições deste ano iniciam dia 01 de fevereiro. Se a sua entidade possui uma iniciativa inovadora e empreendedora que agregue renda e qualidade de vida às pessoas e a sua região, acesse o regulamento em https://fundodedesenvolvimento.sicredialtouruguai.com.br.

Veja também

Publicado segunda-feira - 25/03/2024

Seberi/RS: Mais de 32,6 mil pessoas são beneficiadas com projetos apoiados pelo …

Publicado há 10 dias, em 18/03/2024

Frederico Westphalen/RS: Mais de 35 mil pessoas são beneficiadas com o Fundo …

Publicado ontem - 27/03/2024

Sicredi contará com mais de 250 pontos de atendimento em MG em …