Empreendedorismo que serve de exemplo no meio rural

Associado e coordenador de núcleo do Sicredi aproveita a experiência adquirida em Angola, na África, para desenvolver a propriedade em Pouso Alegre/MG

O conhecimento obtido em quatro anos morando em Angola, na África, onde trabalhou com agricultura intensiva, tanto em estufas como em campo aberto, serviu de base para o associado, Luiz Gustavo de Castro Magalhães, investir na sua propriedade em Pouso Alegre/MG. Durante toda sua vida, Luiz Gustavo atuou na produção de alimentos, mas decidiu passar uma temporada em Angola para ampliar o aprendizado na área.

– Eu decidi voltar ao Brasil quando nossos planos financeiros estavam estruturados e também em virtude da família, pois a vontade de estar próximo dela era grande demais. Além disso, eu queria aplicar na nossa propriedade tudo o que eu aprendi lá, de uma maneira que pudéssemos produzir mais, gastando o mínimo possível e conseguimos. Nossa decisão foi de produzir alimentos em estufa, sem agrotóxicos. Também investimos em áreas de campo aberto, onde plantamos outros produtos, como pepinos e pimentas, além do tomate que é o carro chefe da empresa. A ideia não é só ser diferente, mas também mostrar que é possível fazer, sendo exemplo para outros agricultores da região – frisa Magalhães.

O sonho do produtor rural foi alcançado. “O que eu mais queria na vida, hoje eu tenho – estar próximo da minha família, das pessoas que eu amo, trabalhando em casa e vendo as plantas produzirem lindamente. Por isso, me sinto bastante realizado e grato por tudo o que conquistamos até aqui”, destaca.

A esposa Daniele Magalhães, também está feliz pelos avanços alcançados. “A família é a motivação de viver e de seguir em frente. Sou muito grata por tudo o que temos e queremos continuar crescendo, expandindo com o aumento da produção. Hoje, meu maior sonho, além de seguir evoluindo na propriedade, é proporcionar qualidade de vida para nós e para nossa filha”, enaltece Daniele.

O Sicredi

Segundo Magalhães, que também é coordenador de núcleo da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, a Cooperativa chegou na vida da sua família em um momento que queriam dar um passo a mais na propriedade – construir um local próprio para a produção dos alimentos. “Sou muito grato ao Sicredi, por ter me apoiado neste projeto, por ter confiado nos nossos sonhos, no nosso futuro. A Cooperativa é fundamental no nosso empreendimento”, assegura o associado.

O colaborador, Luiz Carlos Botezini, afirma que Magalhães é um exemplo como coordenador de núcleo e como associado também. “Ele tem espírito cooperativista, presta assistência técnica a todos os produtores vizinhos da propriedade, colabora com ideias. Enfim, mantemos um relacionamento aberto, sincero e franco, o que ajuda para que possamos crescer juntos. Ele tem nossa admiração pelo que desempenha na propriedade, pela pessoa esforçada que é e pelo associado exemplar que sempre foi”, conclui Botezini.

Veja também

Publicado há 1 ano, em 16/12/2022

Empreendedor nato, padre dedica tempo aos fiéis e ao turismo

Publicado há 1 ano, em 12/12/2022

Sucessão familiar e investimentos garantem evolução em propriedade

Publicado ontem - 15/04/2024

Sicredi Conexão promove Feirão de Veículos em Rodeio Bonito/RS