Empreendedorismo focado no impulsionamento do agronegócio

Associado do Sicredi, Benhur Dailor Barth de Palmitinho/RS, investe em empresas de assistência técnica, transportes, agropecuária, e na produção de suínos e aves

Formado em Agronomia com mestrado na área, o empresário Benhur Dailor Barth, de Palmitinho/RS, desde muito jovem voltou suas ações ao ramo do agronegócio. Inicialmente a opção foi abrir uma empresa de assistência técnica e também uma agropecuária. Concomitante a isso, atuou como professor de escola agrotécnica e teve breve experiência na área pública.

Mais tarde, no ano 2004, Barth em parceria com o empresário e ex-prefeito de Palmitinho, Luiz Carlos Panosso (in memoriam), continuou empreendendo e decidiu instalar uma granja de aves na Linha Boa Vista, em Palmitinho. Depois, a ideia foi expandir os negócios e a opção foi construir uma granja de suínos na Linha Alto Castelinho, em Frederico Westphalen/RS. “Este negócio foi um grande desafio, pois, na época, não tínhamos recursos para investir e o Sicredi nos possibilitou a construção deste sonho. Desde então, nossa parceria com a Cooperativa foi cada vez mais forte para outros empreendimentos também”, ressalta o empresário.

Atualmente, a família tem em Palmitinho/RS a matriz da agropecuária, a granja de aves e outra de suínos, além da sede da empresa de transportes – que atua na área de frigorificado e transporte de rações e de aves vivas. Em Frederico Westphalen, mantém a granja de suínos, e em Pinheirinho do Vale/RS, possui uma filial da agropecuária.

Para conseguir dar conta de todos estes investimentos, Barth sempre conta com o apoio da família – esposa, Teresinha Bonafé Barth, e dos filhos, João Gabriel, 19 anos, Pedro Henrique, 16 anos, e Luiz Felipe, 7 anos. “Minha esposa e filhos sempre estiveram do meu lado me incentivando. Desde pequenos, orientamos eles a criarem gosto pelo agronegócio e pelo comércio, que são atividades que desenvolvemos, para que possam, cada vez mais, estarem presentes nas decisões das empresas e também fazerem a sucessão”, frisa Barth.

Além do auxílio que João Gabriel e Pedro Henrique já dão aos negócios, a mãe comenta também do caráter dos três. “Nossos filhos vieram completar o nosso amor e a felicidade. Educamos eles para que sejam trabalhadores, honestos e façam as coisas certas, sempre pensando em ajudar o próximo. Nesse sentido, para desenvolvê-los ainda mais, o João Gabriel participou do Líder Jovem e o Pedro Henrique do Maratona de Carreira, do Sicredi. Após, percebi neles uma mudança muito grande, especialmente no espírito de liderança e também no trabalho em equipe. Fico muito feliz pelos resultados que já observo nos dois”, ressalta Teresinha.

Sicredi

Há muitos anos, Barth mantém parceria com a Cooperativa. Neste contexto, o colaborador, Flávio Luiz Fritzen, elogia a forma de trabalho do associado. “O Benhur conduz suas atividades com muita seriedade, inclusive com o apoio e planejamento da família, todos fazem parte das decisões, isso também inspira outras pessoas a seguirem da maneira como agem nos seus negócios. Com esta forma de atuação, eles crescem cada vez mais”, finaliza Fritzen.

Veja também

Publicado ontem - 18/04/2024

Mais de R$ 32,1 milhões retornam aos associados da Sicredi Conexão

Publicado terça-feira - 16/04/2024

Com apoio do Sicredi, Coopersul Frutas é lançada oficialmente

Publicado terça-feira - 16/04/2024

Sicredi está entre as 5 melhores instituições financeiras brasileiras no ranking mundial …