Curso de inseminação artificial em bovinos é realizado em Itajubá/MG

Voltada a produtores rurais associados, iniciativa foi promovida pelo Sicredi, em parceria com o Centro Universitário de Itajubá (Fepi)

Nos dias 20 e 21 de novembro, produtores rurais associados ao Sicredi de Itajubá/MG participaram do curso de inseminação artificial em bovinos, promovido em parceria com o Centro Universitário de Itajubá (Fepi). Sob orientação dos professores Eduardo Souto de Castro Castricini, Aécio Silveira Raymundy e Leonardo José Rennó Siqueira, a capacitação oportunizou que 11 associados ampliassem seus conhecimentos sobre o tema, podendo levar a prática para suas propriedades.

Conforme o professor Castricini, iniciativas como essa são de grande valia. “É de fundamental importância esse trabalho de extensão, permitindo que os produtores rurais tenham esse ganho de conhecimento e também econômico. Estamos muito felizes com esse trabalho em conjunto com o Sicredi. Esse aprendizado permite todo um incremento reprodutivo e produtivo da propriedade”, comenta. Entre as vantagens da inseminação, estão o melhoramento genético, a prevenção de doenças, a padronização do rebanho e maiores resultados financeiros.

Na visão dos associados participantes, os conhecimentos adquiridos devem contribuir – e muito – para a produtividade no campo. “Sou produtor, filho de produtor, trabalho com isso a vida inteira e fiz esse curso para agregar valor ao gado lá em casa e também em relação à minha profissão. Acredito que o melhoramento genético hoje é muito importante e o curso de inseminação facilita para conseguirmos isso. No bairro onde eu moro, tem muito produtor, então vou conseguir ajudar muitos produtores também a conseguirem melhorar. Sem dúvida, vai somar”, enfatiza o produtor José Augusto Ribeiro.

O colaborador Hiago Henrique Viegas menciona que o trabalho do Sicredi vai muito além de oferecer soluções financeiras, mas está ligado ao desenvolvimento dos locais onde está inserido. “A gente traz conhecimento e a capacitação dos produtores rurais para eles estarem implementando isso em suas propriedades, com tecnologia avançada e com o melhor custo-benefício. Além disso, estamos oferecendo não apenas soluções financeiras, mas conhecimento para ele agregar renda e valor à sua propriedade”, ressalta. Segundo ele, assim como essa, outras iniciativas devem ser realizadas pelo Sicredi com foco nos produtores rurais.

Veja também

Publicado há 3 meses, em 15/01/2024

Programa Capacitar oportuniza formação a mais de 10,5 mil associados em 2023

Publicado há 5 meses, em 25/10/2023

Seminário apresenta cases de sucesso na pecuária de leite

Publicado hoje - 19/04/2024

Cooperativa incentiva o esporte com apoio a Copa Sesc Amzop/Sicredi de Futsal