Cristal do Sul/RS: Oficina de Pescados incentiva o consumo no município

Através de parceria entre Sicredi, Emater/RS-Ascar e Prefeitura foram ensinadas técnicas de processamento de peixes para cerva de 70 participantes

A Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG segue com o propósito de promover o desenvolvimento nas comunidades onde e está inserida e, em Cristal do Sul/RS, cerca de 70 pessoas participaram da Oficina de Pescados, realizada na quarta-feira, 6. A capacitação foi promovida em parceria entre a Emater Ascar/RS, a prefeitura e a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG.

Conforme o técnico do escritório local da Emater, Daniel Verdi, o objetivo principal das oficinas foi fomentar o consumo de peixes no município e região. “Nosso intuito foi proporcionar a diversificação deste alimento, pois a Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão de peixes, pelos menos, duas vezes por semana. Então, durante o treinamento, foram ensinadas técnicas sobre o processamento e feitas demonstrações de métodos para elaboração de seis pratos à base de cortes de tilápias e carpas”, frisa Verdi.

Um dos participantes foi Paulo Pichinhaki, que assegura que a oficina foi uma oportunidade ímpar. “Nos ensinaram desde a melhor forma de pescar até como processar os peixes e prepará-los. Inclusive, como fazer o filé de tilápia e como elaborar vários pratos tendo ele como matéria-prima. Quase sempre só comíamos peixe frito e agora sabemos que temos muitas outras formas de degustá-los. Com certeza, foi uma grande oportunidade que o Sicredi, a Emater e a prefeitura nos deram, e somos muito gratos por isso”, salienta o cursista.

Outro integrante das oficinas foi Orlando Bortolini que, da mesma forma, elogia a iniciativa. “Só temos a agradecer pela oportunidade de participar deste curso, pois foi um dia especial e de muito conhecimento. Além de aprendermos a preparar alimentos diferenciados, também me senti motivado a começar a investir em piscicultura, porque acho que é um bom negócio. Então, vai me ajudar também no futuro”, frisa Bortolini.

O oferecimento da oficina integra o planejamento local para incentivar a psicultura no município, conforme explica o gerente-adjunto do Escritório Regional de Emater/RS-Ascar, com sede em Frederico Westphalen/RS, Cleomar Antônio De Bona.

– A primeira parte desta iniciativa foi o fomento a investimentos na piscicultura, para que pudéssemos ter produtos suficientes e, assim, realizar a Feira do Produtor e do Peixe, que acontece há alguns meses neste município, com aumento da comercialização em cada edição. Passada esta etapa, agora queremos que as famílias envolvidas também possam aprender o manejo adequado e decidam comer mais peixes, além de propagar o consumo deste alimento. Para isso, contamos com o apoio de importantes parceiros (Sicredi e prefeitura), que sempre estão ao nosso lado, se preocupando com o bem-estar e qualidade de vida das pessoas – destaca De Bona.

Veja também

Publicado há 3 meses, em 15/01/2024

Programa Capacitar oportuniza formação a mais de 10,5 mil associados em 2023

Publicado há 6 meses, em 25/10/2023

Seminário apresenta cases de sucesso na pecuária de leite

Publicado hoje - 24/04/2024

Sicredi é Top of Mind RS 2024