Cooperativa valoriza os sócios-fundadores e eterniza sua história

Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, dentro da comemoração dos seus 40 anos, lançou o livro “Sementes do Cooperativismo, a trajetória dos fundadores”

Em um evento emocionante, de muitos reencontros e recordações – com a presença da maioria dos 52 pioneiros que criaram a Cooperativa ou de seus familiares –, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG lançou o livro “Sementes do Cooperativismo, a trajetória dos fundadores”, no sábado, 4, no Centro de Eventos, em Rodeio Bonito/RS. A programação também marcou o encerramento das atividades que comemoraram os 40 anos da instituição, iniciadas em 18 de abril de 2021. Estiveram presentes ainda alguns ex-dirigentes, integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal, a diretoria-executiva e gerentes dos municípios de residência dos pioneiros.

O pontapé inicial da construção, partiu da realização do “Café com os sócios-fundadores”, que aconteceu em janeiro de 2020, no começo da gestão da presidente Angelita Marisa Cadoná. Depois de ouvir os relatos dos precursores no encontro e saber que a Cooperativa não tinha esta história registrada, o projeto foi tomando forma com a organização de visitas nas residências dos pioneiros e gravações dessas conversas, sobre os desafios, sobre como estes visionários conseguiram angariar associados e ajudar o empreendimento a evoluir. Estas informações deram vida a websérie – que foi ao ar em 2021 pelas redes sociais da Cooperativa –, e ao livro.

O primeiro presidente da Cooperativa, Irvalino Miotto, que atualmente reside em Várzea Grande/MT, participou da programação de maneira virtual. Em sua fala, representando todos os demais pioneiros, destacou as dificuldades para a criação da Cooperativa e elogiou seus colegas que não mediram esforços para fundar a instituição. “Começamos em poucos, mas com o tempo fomos evoluindo e, hoje, este empreendimento está de um tamanho que acredito que nenhum dos fundadores imaginaria que chegasse. Saber que está com mais de 100 mil associados, sendo uma das maiores cooperativas do país, nos dá uma alegria imensurável e um orgulho que nem sei expressar. Meu desejo é que continuem firmes, no propósito de ajudar as pessoas a se desenvolverem cada vez mais”, frisa.

A celebração dos 40 anos

A presidente Angelita destacou a importância de comemorar essas quatro décadas, mesmo que neste ano, em muitos momentos, foi de forma restrita ou digital em função da pandemia. “Temos muito a festejar e respeitando os cuidados, procuramos desenvolver iniciativas de valorização do quadro social e dos fundadores, que são nossa razão de ser. Entre eles, está este evento de hoje. Para nós é um dia de celebrar, porque é uma maneira de reconhecermos o que cada um dos fundadores fez e poder tê-los conosco é uma alegria imensa, potencializada por poder dividir com vocês este crescimento que alcançamos ao longo dos anos, graças a visão desses valorosos pioneiros. Nosso eterno agradecimento a estes visionários”, destaca Angelita.

O livro

O livro “Sementes do Cooperativismo – a trajetória do fundadores”, traz os detalhes da história da Cooperativa, como os fundadores encararam e superaram os desafios, quais as estratégias que definiram para conquistar o objetivo de constituir e desenvolver a instituição e, ao mesmo tempo, conhecer a história e o legado de cada um dos fundadores, protagonistas que conceberam este grande empreendimento cooperativo que é a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG. Quem quiser conhecer a obra, pode acessar a versão digital em sicredialtouruguai.com.br

Veja também

Publicado há 2 anos, em 21/12/2021

Saudades/SC reinaugura ampla e moderna agência Sicredi

Publicado há 2 anos, em 26/11/2021

Sicredi segue seu processo de expansão e chega a Modelo/SC

Publicado ontem - 27/03/2024

Sicredi contará com mais de 250 pontos de atendimento em MG em …