Cooperativa e associado: parceria com resultados significativos

Produtor de Pinheirinho do Vale/RS, conta com o apoio da Sicredi Alto Uruguai para desenvolver a propriedade rural e investir na sua sustentabilidade

Reduzir ou zerar o valor pago pela conta de luz era o principal objetivo do agricultor Gilberto Stein, morador da linha Capivara, em Pinheirinho do Vale/RS. Para isso, o produtor resolveu investir em energia solar. Há cerca de dois meses instalou os módulos fotovoltaicos e os resultados já estão sendo sentidos. No primeiro mês de uso, a economia no pagamento chegou a 50%, além de estar produzindo energia sustentável.

– Gastávamos em torno de R$ 2,2 mil de luz por mês e nos primeiros 30 dias com os painéis solares instalados a conta diminuiu pela metade, mesmo com bastante chuva no mês de junho e pouco sol. Até o fim do ano, a expectativa é pagar somente a taxa mínima de energia elétrica ou talvez nem isso, porque acredito que sobrará crédito nos meses de calor intenso. Eu já sonhava com a energia sustentável há dois anos e estava planejando a instalação. Para isso, contei com o ajuda do Sicredi que financiou o valor que eu precisava. Agora, com a economia na conta de luz, pago as parcelas do financiamento e em cinco anos quero quitar o investimento. Como as placas têm garantia de 25 anos, por 20 anos terei este valor “sobrando” para aplicar na propriedade. Por isso, acredito que é um projeto muito viável e que vale a pena – conta Stein.

Atualmente, o produtor diversifica as receitas com a produção de suínos e grãos – especialmente nas culturas de milho e soja, que somam 48 hectares em áreas cultivadas.  Além da parceria para instalar energia solar, o associado há quase 19 anos do Sicredi – desde que a agência abriu no município – também contou com o apoio da Cooperativa para outros investimentos. “Desde muito jovem crio suínos e para ampliar a produção, precisei de financiamentos e a Cooperativa sempre me ajudou. Hoje, tenho 400 matrizes em produção, que geram em média 11 mil leitões por ano. Quero chegar em 470 matrizes produzindo. Também precisei de recursos para comprar plantadeira e pulverizador, mais recentemente fiz outra ampliação da pocilga, e ainda mantenho os demais negócios com o Sicredi. E preciso contar com o apoio do empreendimento mais uma vez, pois, no futuro, necessito comprar uma colheitadeira para deixar tudo renovado, pois como temos garantida a sucessão familiar, especialmente com o meu genro e neto, quero deixar tudo o melhor possível para eles tocarem bem a propriedade”, frisa.

O Sicredi

O agricultor afirma que o Sicredi foi significativo para o desenvolvimento de tudo o que o que possui. “Por isso, sempre fui um defensor da Cooperativa, até mesmo ajudei trazer a agência para cá, por acreditar que seria muito importante a nossa comunidade, como realmente está sendo. São vários os diferenciais da instituição, além do bom atendimento, conseguimos crédito fácil, temos participação nos resultados. Por tudo isso, sou muito feliz por ter o Sicredi na nossa vida”, assegura o produtor.

Stein também participou do programa Propriedade Sustentável, encerrado em janeiro deste ano. Ele justifica que formação ajudou na melhor organização nas entradas e saídas da propriedade, o que foi muito vantajoso.

Sobre os diferenciais da Cooperativa citados pelo produtor, o gerente da agência local, Fábio da Silva, reafirma que o Sicredi valoriza muito o relacionamento, o bom atendimento, buscando sempre entender para poder atender as necessidades dos associados. “Isso vem muito ao encontro da missão do Sicredi que é agregar renda às propriedades e aos associados. Desta forma, estamos felizes em poder contribuir com a evolução dos negócios do Stein, que assim pode se manter no campo, com a produção agrícola, fazendo o que ele gosta e tendo qualidade de vida”, finaliza o gerente.

Veja também

Publicado há 9 dias, em 19/03/2024

Sicredi disponibiliza crédito para pré-custeio de milho

Publicado há 1 mês, em 26/02/2024

Plano Safra 23/24: Sicredi libera R$ 34,5 bilhões até janeiro

Publicado ontem - 27/03/2024

Sicredi contará com mais de 250 pontos de atendimento em MG em …