Conheça a Ana Laura e o seu interesse pela educação financeira

Menina de 7 anos, de Novo Tiradentes/RS, quer economizar para alcançar seus sonhos

Guardar parte do valor que recebe não é uma tarefa fácil para muitos adultos. Mas uma criança de 7 anos, Ana Laura Marcolan Ferreira, de Novo Tiradentes/RS, dá exemplo de como isso é possível. A pequena sempre ouviu seus pais, Angélica Rita Marcolan Ferreira e Marcos Ferreira, dizerem que é preciso trabalhar e fazer alguns esforços para as pessoas conseguirem o que desejam. Acostumada a dormir ouvindo histórias contadas pela mãe, pois até então não sabia ler, o livro “O menino do dinheiro” chamou a atenção da pequena. Angélica recebeu a obra em uma atividade do Programa Sicredi Mulher, da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, desenvolvida no município.

A mãe conta que a filha começou a fazer muitas perguntas sobre a história voltada à educação financeira e viu ilustrações no exemplar, que tem uma série sobre o assunto. “Achei estranho o interesse dela pela pouca idade que tem, mas fui até a agência do Sicredi pedir se conseguiriam nos emprestar a coleção completa. Foi então que, para nossa alegria, ficamos sabendo que a presidente da Cooperativa, Angelita Marisa Cadoná, iria até nossa casa entregar os demais livros à Ana Laura, como forma de incentivo à leitura e à educação financeira também”, salienta.

Perguntada sobre o interesse em histórias relacionadas ao tema, Ana Laura disse que sabe que quando começar ganhar mesada, precisa economizar metade do valor para juntar recursos e conseguir realizar o sonho. O primeiro citado pela pequena foi comprar um par de patins. Depois, ela falou da profissão que deseja seguir, que é ser oftalmologista e para isso também precisa de dinheiro para se formar.

Segundo a assessora de Programas Sociais, Kari Rúbia Spada, muito se ouve o quanto a educação é importante para o futuro no país. “Por isso, quando a Ana Laura pediu livros entendemos que teríamos que valorizar esta iniciativa. Parabéns à família pela educação que está dando à filha e nosso desejo é que a Ana Laura sirva de exemplo e possa ser nossa influenciadora mirim da educação financeira na Cooperativa”, frisa Kari.

Da mesma forma, a presidente Angelita diz que histórias como da Ana Laura e sua família emocionam e reforçam o compromisso da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG de continuar investindo em educação. “Hoje, a Cooperativa tem nove programas sociais e todos são alicerçados na educação, porque acreditamos que é por ela que vamos conseguir modificar realidades. Tenho certeza que a Ana Laura vai crescer e se transformar em uma cidadã que inspirará muitas outras pessoas com as boas atitudes que terá”, acredita a presidente.

Programa Educação Financeira

A educação financeira deve ser incentivada da infância à terceira idade, pois é um aprendizado fundamental para auxiliar as pessoas a gerenciar sua renda, poupar, investir e garantir uma vida financeira mais tranquila, livre de dívidas. Através de uma educação financeira de qualidade, que envolva orientações sobre planejamento e utilização de recursos financeiros, as pessoas poderão desenvolver a capacidade de lidar com as mais diferentes situações financeiras e levar esse aprendizado para a vida toda.

Veja também

Publicado hoje - 23/04/2024

Rodeio Bonito/RS: Espaço é revitalizado espaço por meio do Fundo Desenvolvimento Regional

Publicado hoje - 23/04/2024

Rodeio Bonito/RS é contemplado com estação de hidratação

Publicado hoje - 23/04/2024

Sicredi conquista 5ª posição na lista Top Companies do setor financeiro do …