Cerca de 700 pessoas de três Estados participam do Líder Jovem

Programa do Sicredi, desenvolvido no formato de múltiplas inteligências, estimula o espírito de liderança, autoconhecimento e empreendedorismo

Com o slogan “Durma com ideias, acorde com atitudes”, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG disponibilizou mais duas turmas do Líder Jovem em 2021. O programa estimula nos participantes o autoconhecimento, o empreendedorismo e o espírito de liderança, por meio de vivências que proporcionem o desenvolvimento de aptidões, habilidades e competências para sua melhor atuação na sociedade. Desde que foi iniciado em 2006, o programa – até 2011 chamado de Liderança Jovem – já capacitou milhares de pessoas, de municípios da área da abrangência da Cooperativa.

Neste ano, desenvolvido no formato de múltiplas inteligências, as duas turmas – uma no primeiro e outra no segundo semestre – totalizaram, aproximadamente, 760 participantes. Foram realizados 12 módulos, com temáticas como “Vem ser você”, “Felicidade”, “Comunique-se”, “Carreira digital”, “Empreendedorismo”, “O que faz sentido?”, “Profissões do futuro”, “Minha grana”, “Relações familiares” e “Vencer”. Por meio de encontros híbridos, a estratégia foi entregar aos jovens de 15 a 19 anos a missão da Cooperativa e o 5° Princípio do Cooperativismo – Educação, Formação e Informação. A família também participa, desde as atividades iniciais, até a formatura, ato que consolida esse importante momento na vida dos jovens.

Representando todos os participantes, Renan Royer, 16 anos, da linha Moraes, em São Carlos/SC, a avaliação foi positiva. “Me inscrevi no Líder Jovem, pois vi nele uma oportunidade de crescer pessoalmente e profissionalmente e foi o que realmente aconteceu, pois os temas abordados me prepararam melhor para a vida adulta. Durante os módulos, todos os aprendizados foram importantes, entre eles, de me fazer acreditar nos meus sonhos e não desistir. As abordagens voltadas à educação financeira também merecem destaque, que servirão para toda minha vida. Além disso, tive o apoio da minha família e minha relação com ela, após o curso, mudou bastante, porque aprendi valores que me ajudaram no relacionamento interpessoal. Sou muito grato pela oportunidade e oriento a quem puder, que participe, pois proporciona aprendizados únicos, úteis para a vida toda”, explica Royer.

Por parte da Cooperativa, o resultado do programa também foi satisfatório. De acordo com a assessora de Programas Sociais, Ana Claudia Selonk Busatto, pela transmissão ter sido feita via canal do Youtube – que possibilita mais interação – os jovens se sentiram à vontade para contribuir, perguntar, além de dar seus depoimentos de vida.

– Além disso, a metodologia aplicada é bastante voltada à escolha profissional, pois efetivamente este é o momento que os jovens estão decidindo suas carreiras. Isso ajuda muitos participantes a decidirem o que querem para o futuro, tornando o Líder Jovem muito útil em suas vidas, por proporcionar o embasamento e suporte que precisam. Para 2022, o nosso desejo é continuar com esta entrega, acreditando naqueles que são o nosso futuro, apoiando ainda mais no desenvolvimento do empreendedorismo e do protagonismo do jovem na sociedade – enaltece Ana Claudia.

Veja também

Publicado há 15 dias, em 09/04/2024

Sicredi Conexão realiza formatura do programa Líder Jovem

Publicado há 5 meses, em 16/11/2023

Líder Jovem proporciona visita ao Presídio Estadual de Maravilha/SC

Publicado hoje - 24/04/2024

Sicredi é Top of Mind RS 2024