Casa Familiar Rural de Caibi/SC desenvolve projeto para produção de hortaliças com apoio do Sicredi

Contemplada no Fundo de Desenvolvimento Regional, entidade revitalizou área com metodologia aplicada no

Colaborando com a formação dos alunos, os representantes da Casa Familiar Rural (CFR), de Caibi/SC, inscreveu o projeto “Estufa para produção de hortaliças”, no Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG. A iniciativa promoveu a construção de uma estufa para produção de hortaliças, visando o manejo sustentável e orgânico dos produtos.

De acordo com o professor, Clairton Bernardo, o projeto foi idealizado para reaproveitar a área que tinha muitas pedras e dificuldade de cultivo.

– Dessa forma, lançamos um desafio aos educandos para que se envolvessem na iniciativa. Começamos fazendo reaproveitamento, utilizando as pedras para a construção de muros, sempre buscando a sustentabilidade e a melhoria no processo produtivo. Em parceria com os alunos, fomos fazendo um pouco a cada semana. A primeira etapa foi a organização do ambiente e, concomitante, fizemos o planejamento do que seria realizado. Depois, iniciamos as ações concretas e, agora, estamos concluindo e conseguindo colocar em prática a estufa, através do apoio do Sicredi. Isso é motivo de alegria, pois a CFR vive de parcerias – conta o docente.

Citando os benefícios do projeto, o estudante Erick Luiz Ben, assegura estar animado, porque a iniciativa vai agregar valor a mais à escola. “Isso também vai melhorar a qualidade do ensino e ajudar bastante na nossa formação técnica, pois pretendemos aperfeiçoar as culturas que já trabalhamos, porque com a estufa muda um pouco o sistema de plantar e colher. Então, será uma experiência adicional nas aulas, que resultará em mais aprendizado”, resume Ben.  

Com relação à parceria com o Sicredi, a diretora da CFR, Dayana de Souza, afirma que já conhecia a proposta do Fundo de Desenvolvimento Regional, por já terem sido contemplados em outros projetos. “Nesse sentido, pensamos na estufa para atingir mais alunos e a sociedade também. Já temos a horta, que plantamos hortaliças para consumo na casa. Nesse ano, procuramos exceder essa produção para distribuir na comunidade também. Com a estufa, produzimos esses alimentos com mais qualidade e quantidade. Então, o que não é consumido pelos integrantes da CFR nas refeições, proporcionamos a entidades e integrantes de espaços públicos. Assim, valorizamos o aprendizado dos alunos, contribuímos para a alimentação saudável e ainda distribuímos o excedente a parceiros”, conta a diretora.  

Fundo de Desenvolvimento Regional

Em 2021, a iniciativa contemplou mais de 100 projetos e para este ano as inscrições estão abertas. Se a sua entidade possui uma iniciativa inovadora e empreendedora, que agregue renda e qualidade de vida às pessoas e a sua região, acesse o regulamento para inscrições de projetos em sicredialtouruguai.com.br.

Veja também

Publicado hoje - 25/04/2024

Pouso Alegre/MG: Mais de 2,5 mil pessoas são beneficiadas pelo Fundo de …

Publicado ontem - 24/04/2024

Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Conexão transforma realidades em Maravilha/SC

Publicado hoje - 25/04/2024

Professores do programa A União Faz a Vida participam de formação