Capitalismo Consciente proporciona novo olhar sobre os negócios e a prosperidade nas empresas

Programa realizado no Brasil, após Thomas Eckschmidt, referência no assunto, ter passado três anos em jornadas internacionais, foi em Rodeio Bonito/RS

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo e inovação, a Associação Comercial e Industrial de Rodeio Bonito/RS (ACIRB) e a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG – que auxiliou com aporte financeiro, através do Fundo de Desenvolvimento Regional –, promoveram o curso Ativador de Negócios Conscientes. A capacitação, que incluiu aulas em vídeos, leituras, exercícios, reflexões, comentários e avaliações de aprendizagem, iniciou em junho e foi encerrada no começo de setembro, contando com 60 participantes, formados por um grupo de empresários e universitários locais. O treinamento foi ministrado pelo consultor, empreendedor, escritor e palestrante internacional, Thomas Eckschmidt. Este foi o primeiro Programa Ativação de Negócios Conscientes realizado no Brasil, após Eckschmidt ter passado três anos em jornadas internacionais. A ideia é que outras cidades também sejam contempladas com este programa através do fomento da Sicredi.

O objetivo foi estimular os participantes a entender o contexto de mudança, colaborar na conscientização de negócios conscientes para o desenvolvimento da cidade e, consequentemente, da região. Segundo o empresário, Joviano Perotti, o curso atendeu o propósito. “Posso afirmar que o que aprendi foi inovador, apresentando uma visão diferenciada dos cursos, treinamentos e palestras que já participei. Entendemos que o capitalismo consciente não é somente o lucro final, mas uma forma que todos devem ganhar. Precisamos ter nosso crescimento trabalhando de maneira conjunta com a sociedade, valorizando o fornecedor local, fazendo também parcerias com outras empresas na região. Se eu não fizer estas parcerias, não vou ter uma comunidade forte para ter um capitalismo consciente no futuro. Precisamos nos unir para crescermos juntos”, frisa Perotti.

Da mesma forma, a vice-presidente da ACIRB, Ligia Lavratti, destaca que o curso ampliou a visão dos participantes e também os situou quanto à posição e a importância de cada empreendimento na sociedade. “Enquanto empresários e associados, os módulos resgataram o propósito do nosso negócio e vimos que isso vai além do econômico e financeiro. A finalidade também vem para unir forças e colaborar com a comunidade que estamos inseridos. Ainda, o que nos foi repassado foi muito profundo, porque além da parte estrutural, empresarial, o conteúdo também toca muito em nós enquanto pessoas. Por isso, indico que quem tem a oportunidade de fazer este curso, precisa aproveitar, porque ele transforma a vida da gente”, afirma Lígia.

Sobre a parceria da ACIRB com o Sicredi Lígia enaltece à Cooperativa. “Somos gratos por terem lembrado de nós, por terem nos proporcionado ser pioneiros neste projeto. Com certeza, queremos fazer com que esta sementinha plantada em cada participante germine e dê bons frutos. Temos no Sicredi um grande parceiro para que isso aconteça e para que, de fato, alcançamos grandes resultados na comunidade de Rodeio Bonito”, assegura a vice-presidente.

 

A inserção do jovem

No curso foram disponibilizadas vagas para a integração de universitários neste contexto, oportunidade que foi elogiada pelo estudante do curso de Ciências Contábeis, Willian Alex Simon. “Parabenizo a atitude de terem incluído os universitários na capacitação, porque muitas vezes os jovens saem da instituição de ensino superior com uma visão muito teórica e quando entram no mercado de trabalho ou vão abrir suas empresas, têm dificuldade de iniciar no mundo dos negócios. Então, ter este contato com a teoria da graduação com a prática do comércio, para quem vai empreender ou atuar dentro de uma empresa faz total diferença, porque entra no mercado de trabalho tendo noção do funcionamento. Além disso, com este alinhamento, com base no capitalismo consciente, entendemos que devemos ter ideias diferentes, precisamos agregar valor no que fazemos, mas se preocupando com a sociedade também, entregando algo mais do que apenas o produto ou serviço. É necessário trabalharmos de forma unificada para que possamos crescer juntos”, explica.

 

O Sicredi

De acordo com a presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Angelita Marisa Cadoná, a parceria com a ACIRB foi formada para este projeto, porque a capacitação atende o objetivo da Cooperativa de desenvolver pessoas no fortalecimento de uma cultura consciente e de valorização local e regional. “Os módulos utilizaram os fundamentos do capitalismo consciente, que está muito alinhado com os princípios e valores do cooperativismo. Assim, foi trabalhada a questão de geração de consciência de negócio, que estimulam a evolução de pessoas, que olham para o ecossistema local e regional, gerando desenvolvimento econômico-social, cuidando do meio ambiente, contribuindo com todo o ecossistema, tratada como stakeholder – que são todos os envolvidos dentro da geração desse desenvolvimento. Foram 22 horas de muito aprendizado. O primeiro de outros projetos que pretendemos realizar, neste formato, dentro da região de atuação da Cooperativa”, finaliza a presidente.

Veja também

Publicado em 04/10/2021 às 11:57

Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG recebe homenagem do Cigres

Publicado em 22/09/2021 às 14:23

Feirão de Negócios Sicredi acontece em Planalto/RS

Publicado ontem às 15:45

Tributação é tema de curso para profissionais da saúde em Minas Gerais