A coragem de persistir no sonho, mesmo com muitas dificuldades

Jovem do interior de Palmitos/SC se desafiou por anos até conseguir cursar Medicina

A depressão da mãe, que já dura 25 anos, foi o que mais impulsionou o jovem Luan Vacarin, 27 anos, morador da linha Santa Maria Goretti, interior de Palmitos/SC a querer cursar Medicina. “Ver o sofrimento dela diariamente e a dificuldade de encontrar um tratamento adequado, me motivou a ir em busca deste sonho para poder ajudá-la e também auxiliar outras pessoas. Para isso, quero ser um médico mais humano, dando valor ao paciente e ao que ele sente”, argumenta. Atualmente, Luan cursa o terceiro semestre de Medicina, na cidade de Erechim/RS. Porém, muitos foram os desafios para chegar até aqui, foram oito anos de tentativas e dedicação.

A caminhada para conseguir o que desejava começou ainda em 2011. Como sempre foi bom aluno, recebeu por anos bolsas de estudos para frequentar cursinhos pré-vestibulares. Mesmo assim, ajudava nos serviços na propriedade e estudava nas horas vagas. Neste período, acordava às 5h30min para pegar ônibus e ir até Chapecó/SC, onde frequentava as aulas, e sempre fazia vestibulares para Medicina em universidades federais, porém sem passar no curso que tanto desejava. Em 2016, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conseguiu entrar em uma universidade federal, cursando Enfermagem, com o intuito de aproveitar as disciplinas quando fosse aprovado em Medicina. Em 2019, através da nota do Enem, foi chamado para cursar Medicina, com auxílio de 91% pelo sistema do Financiamento Estudantil (Fies).

Mesmo com todas as dificuldades que enfrentou, Luan se considera uma pessoa realizada. “Foram muitos os percalços até eu conseguir cursar Medicina, mas sou feliz não pelo que tenho, mas pelo que sou, pela capacidade que tenho de trabalhar, estudar e colher os frutos do meu esforço. Não devemos esperar para sermos felizes apenas quando alcançarmos o nosso sonho, pois a vida é o dia a dia, não o futuro. Devemos aproveitar cada minuto que Deus nos proporciona para fazer o bem e lutarmos pelo que queremos”, destaca.

Líder Jovem

Uma experiência que ele considera significativa para sua vida foi o Programa Líder Jovem, oferecido pelo Sicredi. “Nos encontros, entre 2013 e 2014, aprendemos muitas coisas, especialmente correr atrás do que queremos, jamais parar na metade. Isso nunca saiu da minha cabeça e, por isso, sempre persisti”, assegura, acrescentando que os ensinamentos auxiliaram também na questão de focar em metas, estar preparado para enfrentar a sociedade, ser líder, ter postura, saber se comunicar e como se comportar no meio social. “Tudo o que aprendemos através do programa foi muito significativo e levarei para toda a minha vida”, afirma.

Segundo Luan, além do Líder Jovem, o Sicredi também foi importante em outros vários momentos para a família. “Somos associados desde 2008, e a Cooperativa sempre ajudou com recursos na nossa propriedade, tanto para o plantio nas lavouras, como também nos investimentos e melhorias que fizemos ao longo dos anos. Somos muito gratos a todo o apoio que recebemos da instituição”, justifica.

O suporte necessário

O apoio da família sempre foi fundamental. “Eu sou muito grato pela família que tenho. Eles sempre me incentivaram a acreditar no meu sonho, me impulsionaram e auxiliaram nesta caminhada, mas sempre me orientando a manter os ‘pés no chão’, nunca sendo mais que ninguém”, salienta.

Mesmo a Medicina sendo considerada uma graduação elitizada, Luan frisa que nunca mudou seu modo de agir. “Sou um estudante, mas antes disso, sou um agricultor, que quando estou em casa ajudo nas atividades – tirar leite, tratar as vacas, plantar soja, colher o milho, fazer silagem, cuidar o aviário, enfim, no que for preciso. E não sou menos que os outros por isso”, conta Luan.

Veja também

Publicado hoje - 24/04/2024

Fomento ao empreendedorismo jovem marca encontro em Caibi/SC

Publicado ontem - 23/04/2024

Rodeio Bonito/RS: Espaço é revitalizado por meio do Fundo Desenvolvimento Regional

Publicado hoje - 24/04/2024

Sicredi é Top of Mind RS 2024