A coragem além dos obstáculos

Com apoio do Sicredi e espírito empreendedor, mulher de Saudades/SC supera dificuldades e mantém crescimento das empresas

Funcionária de um supermercado, Jaqueline Inês Mallmann, moradora de Saudades/SC, recebeu uma ligação do seu irmão Jaime, convidando-a para ser sócia de uma loja de materiais de construção que estava à venda. Após analisar o negócio, ambos adquiram a empresa e fizeram-na evoluir. Porém, em 2015 o município foi atingido por uma grande enchente, que atingiu boa parte da cidade, e o empreendimento tinha seu depósito perto do rio, o que acarretou na perda de praticamente todos os materiais lá alojados. Os dois não desistiram, trabalharam fortemente junto com os funcionários, restabeleceram a empresa e seguiram. Porém, em 2019, outro fato triste aconteceu, Jaqueline perdeu seu irmão e sócio.

– Ainda hoje isso mexe muito comigo, mas me recompus, pois sabia que eu não podia desistir, porque tinham pessoas, famílias que dependiam das empresas. Com coragem mantemos a JM Materiais de Construção, JM Acabamentos e JM Construtora, que já existiam em Saudades/SC, Pinhalzinho/SC e distrito de Juvêncio (Saudades/SC). Não sei direito de onde tirei forças, mas costumo dizer que o empresário nasce com este sangue empreendedor, com vontade de continuar, apesar das dificuldades, dos empecilhos, então acredito que isso está em mim – explica a sócia-administradora.

O espírito de garra, força de vontade e compreensão é destacado pelo esposo, Fabiano José Brandão. “Ela brinca, às vezes, que é a juíza de paz da família e eu concordo. É uma pessoa que procura entender sempre o que aconteceu, é compreensiva, amorosa com a família e muito lutadora. Ela é fantástica”, resume o marido.

As características positivas da empresária, servem de modelo também aos colaboradores. “A Jaqueline é otimista, determinada e alegre. Ela é uma inspiração, pois com todos os obstáculos que já passou, em nenhum momento ela deixou transparecer tristeza ou desânimo, está sempre nos motivando e se preocupando com nosso bem-estar. Ela é um grande exemplo de mulher”, afirma a colaboradora Clair Dresch.

Este espírito empreendedor e de liderança a fizeram ser presidente da Associação Comercial de Saudades e Cunhataí. Além disso, ela é coordenadora de núcleo do Sicredi, representando, assim, vários associados da cidade.

– Eu tenho grande parceira com o Sicredi, que é a instituição que apoia nossa empresa, oferecendo inúmeros programas, cursos e treinamentos que nos ajudam a aperfeiçoar a gestão financeira, e a melhorar a nossa vida e carreira, através do projeto Flor & Ser e do Programa Sicredi Mulher. Além disso, a Cooperativa é muito ativa na nossa comunidade, está sempre presente, fazendo o bem, melhorando as condições para todas as pessoas e para a sociedade. Por isso, sou muito grata ao Sicredi – frisa Jaqueline.

A colaboradora da agência local, Jianine Immich da Rosa, enaltece a parceria. “Sempre tivemos uma colaboração muito sólida e somos felizes por esta reciprocidade. Tudo isso, graças ao espírito empreendedor e a coragem que a Jaqueline possui, que contagia quem convive com ela”, finaliza Jianine.

Veja também

Publicado há 1 ano, em 16/12/2022

Empreendedor nato, padre dedica tempo aos fiéis e ao turismo

Publicado há 1 ano, em 12/12/2022

Sucessão familiar e investimentos garantem evolução em propriedade

Publicado hoje - 25/04/2024

Pouso Alegre/MG: Mais de 2,5 mil pessoas são beneficiadas pelo Fundo de …