A União Faz a Vida

O Programa A União faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.

A educação cooperativa age de forma a educar os jovens para que eles aprendam, no ambiente escolar, a desenvolver projetos e iniciativas capazes de transformar a sociedade e atender aos desejos e anseios das comunidades. Neste sentido, a cooperação só existe por meio de ações coordenadas entre grupos de pessoas que tenham um objetivo comum.

O Programa A União Faz A Vida tem dois princípios básicos: cooperação e cidadania, que são colocados em prática com o apoio da sua Rede de Compromisso formada por Gestores, Apoiadores, Parceiros e assessoria Pedagógica, com foco nas crianças e adolescentes.

Na Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, o PUFV está em 12 municípios, Rodeio Bonito/RS, Pinhal/RS, Erval Seco/RS, Taquaruçu do Sul/RS, Vista Alegre/RS, Pinheirinho do Vale/RS, Caiçara/RS, Frederico Westphalen/RS, Ametista do Sul/RS, Planalto/RS, São Carlos/SC e Maravilha/SC, com mais de 7500 alunos envolvidos.

Confira o estudo sobre os impactos do PUFV clicando abaixo.

 

 

Projeto Abelhas Fora da Caixa

Em 2020, o advento da pandemia trouxe a reflexão sobre como manter aquecido o relacionamento da Cooperativa com todos os seus associados e sociedade.  Na impossibilidade de realizar ações presenciais, ações remotas foram desenvolvidas.

Olhando para novos formatos, a Cooperativa inovou o Programa A União faz a Vida com o projeto Abelhas Fora da Caixa, objetivando fortalecer o lado emocional de todos os integrantes das equipes escolares, mediante formações virtuais e a escuta das realidades das escolas.

 

Arte download e-book Abelhas Fora da Caixa