A União Faz a Vida

O Programa A União faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.

 

História

O Programa A União Faz a Vida foi lançado oficialmente em 1995, como um projeto piloto no município gaúcho de Santo Cristo. A convicção que os unia era a de que o crescimento sustentável, de longo prazo, somente seria assegurado por meio de uma educação voltada para a cooperação e da formação de cidadãos empreendedores.

Objetivo

O Programa A União Faz a Vida nasceu com o intuito de disseminar a essência do cooperativismo por meio dos princípios de Cooperação e Cidadania, tornando-se uma importante ferramenta para alcançar o desenvolvimento social nas regiões em que atua. Além disso, também tem como princípio, conscientizar a população acerca de seu potencial de atuação, como agentes de transformação positiva da realidade.

Metodologia

A metodologia do Programa A União Faz a Vida propõe um processo de ensino-aprendizagem baseado no desenvolvimento de projetos. Com ênfase em interações, nos interesses e curiosidades de crianças e adolescentes, e na contextualização das áreas de conhecimento aos elementos das realidades locais, os projetos têm como característica principal a pedagogia ativa e participativa.

Princípios do Programa: a cooperação e a cidadania.

A metodologia proporcionou:

Sensibilização do Programa União Faz a Vida com os gerentes dos municípios em que o programa atua

Sensibilização com os Embaixadores dos municípios que Programa União Faz a Vida atua

Sensibilização com as Coordenadoras Locais dos municípios que o Programa União Faz a Vida atua

Alunos

Alunos estão em contato direto com a metodologia do Programa, recebendo estímulos para o desenvolvimento de uma nova postura frente ao ambiente em que vivem e às atividades escolares; a construção de vínculos e ao desenvolvimento de novas habilidades.

Professores

Os professores são formados dentro desta metodologia e estimulados ao desenvolvimento de uma nova postura dentro da sala de aula a ter um novo olhar sobre o processo de ensino aprendizagem dos alunos.

Além disso, as formações são realizadas periodicamente para que os professores tenham todo o suporte necessário para elaboração dos projetos. Em razão dos protocolos estabelecidos para o período de pandemia, as formações passaram a ser também online, a fim de manter todos os professores atualizados.

Quando possível, as formações para os professores também ocorrem no formato presencial, sempre com a adoção das principais medidas de distanciamento social.

Projetos

Os temas escolhidos para os projetos devem ter relevância social tanto para educadores, quanto para os educandos, a fim de favorecer a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Este é um desafio constante dos professores, que devem questionar o processo de ensino-aprendizagem ao qual estavam habituados. Este é um conte aberto para que todos os participantes se sintam convidados a sair de sua zona de conforto, ao conectar o conteúdo de diferentes áreas do conhecimento do currículo escolar formal a um único projeto. Com isso, os professores são encorajados a explorar a sua capacidade criativa e se abrir para o novo.

Municípios atendidos

  • Ametista do Sul/RS
  • Planalto/RS
  • Rodeio Bonito/RS
  • Vista Alegre/RS
  • Erval Seco/RS
  • Pinheirinho do Vale/RS
  • São Carlos/SC
  • Taquaruçu do Sul/RS
  • Pinhal/RS
  • Caiçara/RS
  • Maravilha/SC

Assessoria Pedagógica

O Programa conta com profissionais habilitados dentro da metodologia, para desenvolver um novo olhar sobre o processo pedagógico. Todos também são responsáveis pela condução do processo de formação dos educadores locais, além do acompanhamento de suas atividades dentro do programa.

Conheça mais

 

Projeto Abelhas Fora da Caixa

Em 2020, o advento da pandemia trouxe a reflexão sobre como manter aquecido o relacionamento da Cooperativa com todos os seus associados e sociedade.  Na impossibilidade de realizar ações presenciais, ações remotas foram desenvolvidas.

Olhando para novos formatos, a Cooperativa inovou o Programa A União faz a Vida com o projeto Abelhas Fora da Caixa, objetivando fortalecer o lado emocional de todos os integrantes das equipes escolares, mediante formações virtuais e a escuta das realidades das escolas.

Arte download e-book Abelhas Fora da Caixa

 

Notícias Relacionadas

15 de Dezembro de 2020 às 09:19

Sicredi Alto Uruguai realiza I Open Space do PUFV

Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG proporciona palestra com Bráulio Bessa

2 de Outubro de 2020 às 16:50

Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG proporciona palestra com Bráulio Bessa

Palestra com Bráulio Bessa acontece na quarta-feira, 30

24 de Setembro de 2020 às 14:45

Palestra com Bráulio Bessa acontece na quarta-feira, 30